Conheça o exame de sangue que pode detectar o câncer em estágio muito inicial

ANÚNCIO

 

Plano de saúde no tratamento do câncer: como funciona? - Blog do São Bernardo
Foto: (reprodução/internet)

A detecção precoce do câncer pode ajudar na administração de um tratamento eficaz e melhorar a expectativa de vida.

ANÚNCIO

Podemos estar um passo mais perto desse resultado com uma equipe de cientistas americanos desenvolvendo agora um exame de sangue que pode detectar o câncer em um estágio muito inicial.

Como o exame foi desenvolvido?

Publicado na revista Annals of Oncology, o teste afirma tratar mais de 50 tipos de câncer e identificar o tecido de onde o câncer se originou.

Para desenvolver o teste, os cientistas escolheram 6.689 participantes. Deles, 2.482 eram pacientes com câncer com mais de 50 tipos de câncer entre eles. Esses participantes foram divididos em conjuntos de validação e treinamento.

ANÚNCIO

Ainda sobre o câncer: As bactérias que combatem o câncer estão dentro de nós, entenda

A equipe então desenvolveu exames de sangue que poderiam ser usados ​​para detecção de câncer e localização de tecido de origem (LTO). O exame de sangue funcionou analisando as mudanças químicas no DNA causadas pelo crescimento do tumor.

Quais as contribuições do teste para o tratamento do câncer?

Os pesquisadores mostraram que o teste tem uma taxa de 0,7% de falso-positivo, que é significativamente menor do que muitos testes de detecção de câncer disponíveis hoje.

Quando se trata de LTO, o teste foi capaz de prever as origens em 96% das amostras com uma taxa de precisão impressionante de 93%. Assim, o exame de sangue pode detectar o câncer antes mesmo do aparecimento dos sintomas clínicos.

Os pesquisadores apontaram que este teste pode ser uma ferramenta poderosa no rastreamento e prevenção do câncer.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO