Acontecimentos políticos como as eleições presidenciais podem ter um efeito direto sobre o humor do médico que trata você.
Uma nova pesquisa publicada na revista BMJ descobriu que grandes eventos políticos, como a eleição presidencial norte-americana e a posse de 2016, foram associados a um declínio do humor entre os médicos internos.
Como o estudo foi conduzido
A pesquisa buscou compreender o impacto dos acontecimentos políticos no ânimo de jovens profissionais que acabam de ingressar na profissão médica.
Os resultados foram baseados no Intern Health Study, realizado de 2016 a 2018. O objetivo do estudo foi avaliar os níveis de estresse e depressão de internos durante o primeiro ano de residência.
Do total de 615.537 estagiários no estudo geral, 2345 participantes fizeram parte desta análise. Os participantes vieram de mais de 300 residências e representaram cerca de 12 especialidades.
Eventos políticos e não políticos
Para identificar o impacto de eventos políticos, a equipe identificou 9 eventos políticos e 8 não-políticos que foram noticiados durante o período de estudo. Os eventos políticos incluíram eleições presidenciais, posse e proibição de viagens aos muçulmanos.
Os eventos não políticos incluíram notícias sobre furacões, um casamento real e tiroteios em massa.
Os participantes tiveram que preencher uma pesquisa inicial de seus dados demográficos e gênero. Durante a pesquisa, eles tiveram que avaliar seu humor todos os dias em um aplicativo.
Veja também: O aumento de apenas 1 dólar no salário mínimo já poderia reduzir as taxas de suicídio nos EUA, revela estudo
Descobertas do estudo
A equipe descobriu que seis dos nove eventos políticos provocaram um declínio perceptível do humor. A eleição presidencial norte-americana de 2016 provocou uma queda mais acentuada do que o ânimo no início do estágio, período marcado pelo estresse.
Os eventos não políticos não mostraram tais mudanças de humor. As descobertas também indicam que muitos jovens profissionais médicos se identificam como liberais.
A extensão da negatividade também pode depender do gênero, já que as mulheres mostraram uma queda maior no humor geral após as eleições presidenciais.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts