A maioria dos estudantes associa o ensino médio a emoções negativas, revela estudo

ANÚNCIO

Espera-se que o ensino médio seja uma ponte entre o mundo adulto e a inexperiência dos adolescentes, munindo-os de conhecimento.

11 frases que as mães de adolescente devem parar de repetir | CLAUDIA
Foto: (reprodução/internet)

Mas pode não ser um lugar feliz para eles, literalmente. Um novo estudo nacional realizado nos EUA descobriu que a maioria dos alunos não associa o ensino médio a emoções positivas.

ANÚNCIO

As porcentagens são preocupantes

A pesquisa compreendeu dois subestudos, dos quais um envolveu 21.678 alunos e o outro 472. O primeiro conjunto de alunos representou escolas públicas e privadas em distritos escolares urbanos, suburbanos e rurais em 50 estados.

A pesquisa constatou que cerca de 75% dessa amostra relatou ter sentimentos negativos em relação à escola. Mais estudantes do sexo feminino relataram isso em comparação com os meninos.

O segundo estudo com 472 alunos foi um estudo de amostragem de experiência, onde os alunos relataram seus sentimentos durante vários momentos do dia. Em 60% das vezes, sentimentos negativos foram relatados.

ANÚNCIO

Veja também: Entenda como smartphones e mídias sociais aumentam as chances de sofrimento mental em adolescentes

As emoções impactam a aprendizagem

“Foi mais alto do que esperávamos”, disse a coautora e cientista pesquisadora Zorana Ivcevic. “Sabemos por conversar com os alunos que eles estão se sentindo cansados, estressados ​​e entediados, mas ficaram surpresos com o quão opressor foi.”

“As crianças estão na escola para aprender, e as emoções têm um impacto substancial em sua atenção. Se você está entediado, ouve o que está sendo dito ao seu redor?”

Dentre os sentimentos positivos relatados, calma e felicidade emergiram como os principais.

Os pesquisadores sugerem que, sendo as escolas um local de aprendizagem, sentimentos como curiosidade, interesse, entusiasmo e energia representam um alto nível de envolvimento.

A equipe também observou que os sentimentos negativos podem estar relacionados, como tédio e estresse decorrentes de sentimentos de cansaço.

O documento também aponta que horários escolares pode também estar contribuindo para estes resultados.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO