Conheça a importância das enfermeiras e parteiras: profissões negligenciadas, mas fundamentiais

ANÚNCIO
2020: Ano Internacional de Enfermeiros e Parteiros – ECV
Foto: (reprodução/internet)

A enfermagem como profissão tem evoluído de mulheres servindo como enfermeiras de leite até os dias de hoje, onde enfermeiras representam mais da metade dos profissionais de saúde do mundo. Marcando seu serviço para o mundo e sua importância no setor da saúde, o lema do Dia Mundial da Saúde 2020 é ‘Apoiar enfermeiras e parteiras’.

Veja mais: The Good Doctor da vida real: conheça o jovem com autismo que se formou em medicina

Qual o objetivo dessa homenagem?

A Organização Mundial da Saúde marca o Dia Mundial da Saúde em 7 de abril de cada ano desde 1950. A cada ano, um novo tema é definido para aumentar a conscientização em todo o mundo.  O tema também marca uma área de prioridade e preocupação para a organização.

ANÚNCIO

Este ano, o tema marca recomendações da OMS como a necessidade de melhor investimento na educação de enfermagem, melhoria nas condições de trabalho, políticas de força de trabalho com perspectiva de gênero e mais para melhorar as condições para enfermeiras e parteiras.

“Os políticos entendem o custo de educar e manter uma força de trabalho profissional de enfermagem, mas só agora muitos deles estão reconhecendo seu verdadeiro valor”, disse Annette Kennedy, presidente do Conselho Internacional de Enfermeiras.

“Cada centavo investido em enfermagem aumenta o bem-estar das pessoas e famílias de maneiras tangíveis e claras para todos verem. Este relatório destaca a contribuição da enfermagem e confirma que o investimento na profissão de enfermagem é um benefício para a sociedade, não um custo.”

ANÚNCIO

Ela finaliza: “O mundo precisa de milhões de enfermeiras a mais, e estamos pedindo aos governos que façam a coisa certa, invistam nesta profissão maravilhosa e vejam suas populações se beneficiarem do trabalho incrível que apenas enfermeiras podem fazer”.

Surgiram outras campanhas valorizando a profissão das enfermeiras e parteiras?

Sim. Paralelamente a reconhecer as contribuições de enfermeiras e parteiras no Dia Mundial da Saúde 2020, a OMS também lançou a campanha #BeActive junto com a ONU e a FIFA para marcar o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz da ONU.

Tendo como pano de fundo práticas como bloqueio, quarentena e distanciamento social para combater a COVID-19, a campanha exorta as pessoas a serem ativas.

As recomendações padrão exigem que adultos saudáveis ​​realizem atividade física por 30 minutos por dia e as crianças pratiquem o mesmo por 60 minutos. A campanha de vídeo, junto com #BeActive, é marcada por #HealthyAtHome.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO