Por que pessoas egoístas não assumem atos de egoísmo?

ANÚNCIO

 

Silhueta De Uma Mulher Narcisística E De Um Gesto De Mão Do Coração Na Reflexão No Espelho Ilustração Stock - Ilustração de reflexão, espelho: 114539597
Foto: (reprodução/internet)

Pessoas que são egoístas não admitem ser ou agir de forma egoísta, mas se retratam como benevolentes. O que os ajuda a convencer os outros é sua própria convicção, que é auxiliada por sua memória de incidentes de egoísmo, diz um novo estudo.

ANÚNCIO

Mais sobre comportamento humano: Como a capacidade de ler as emoções do parceiro afeta seu relacionamento?

Conduzido por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, a primeira parte do experimento foi implementada na Universidade de Zurique. Os participantes foram presenteados com um pote de dinheiro e perguntados sobre quanto eles dariam a estranhos anônimos e quanto eles manteriam para si mesmos.

Eles também receberam um incentivo financeiro mais tarde, se lembrassem corretamente da decisão que haviam tomado. Mesmo com o incentivo, o estudo observou que os participantes mais mesquinhos não conseguiam se lembrar de suas decisões com precisão, mesmo com o incentivo.

Eles relataram doar mais dinheiro do que haviam se comprometido anteriormente. “A maioria das pessoas se esforça para se comportar de forma ética, mas às vezes as pessoas não conseguem manter seus ideais”, disse Ryan Carlson, um Ph.D. estudante em Yale e o primeiro autor do estudo.”

ANÚNCIO

Ele procede: “Nesses casos, o desejo de preservar uma autoimagem moral pode ser uma força poderosa e não apenas nos motivar a racionalizar nossas ações antiéticas, mas também ‘revisar’ tais ações em nossa memória.”

O estudo buscou entender se as memórias de alguém sobre seus comportamentos os ajudam a preservar sua autoimagem moral. Concluiu que as memórias de mesquinhez em pessoas egoístas foram alteradas quando se sentiram pessoalmente responsáveis ​​por suas decisões.

Os autores também destacaram que os resultados se aplicam exclusivamente a pessoas de natureza egoísta.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO