Educação financeira: conheça alguns bons hábitos que você pode criar em relação ao dinheiro – parte 1

ANÚNCIO
iStock
Foto: (reprodução/internet)

Embora você possa ter objetivos financeiros ambiciosos, a chave para alcançá-los é construir uma coleção de hábitos diários menores.

Ao dar “passos de bebê” que se tornam automáticos com o tempo, você pode melhorar sua situação financeira.

ANÚNCIO

Aqui estão alguns pequenos hábitos que você pode desenvolver hoje e que podem ajudar seu dinheiro a crescer.

Use a opção transferência automática de dinheiro para a poupança

Configurar transferências automáticas é uma das maneiras mais fáceis de economizar. Para avançar em seus objetivos, transfira automaticamente alguns reais para sua conta poupança a cada semana.

Por exemplo, se você está tentando economizar 1.000 reais em seis meses para comprar um novo computador ou uma viagem, transfira automaticamente 42 reais por semana para sua conta poupança.

ANÚNCIO

Planeje suas compras

Em vez de ir rapidamente à farmácia para comprar alguns itens aqui e ali, planeje suas compras.

Faça uma lista de exatamente o que você deseja comprar e quanto irá gastar. Ao ter uma lista e cumpri-la, você evitará melhor as compras por impulso ou os itens de que realmente não precisa.

O mesmo vale para coisas que você compra online. Descubra o que você realmente precisa, quanto você pode gastar e espere pelo menos alguns dias antes de fazer a compra. Se não for um item essencial, espere 30 dias antes de adicioná-lo ao carrinho.

Economize dinheiro com substituições

Concentre-se no que é mais importante para você e gaste o máximo nessas áreas. Em categorias que não são tão importantes para você, considere economizar ou encontrar alternativas mais baratas.

Se gosta de queijo gourmet, não se prive do seu Roquefort preferido. Mas se você não dá a mínima para que tipo de manteiga de amendoim está em seu sanduíche, compre a marca genérica.

Leia também: Educação financeira: conheça alguns bons hábitos que você pode criar em relação ao dinheiro – parte 2

Pague a você mesmo primeiro

Se quiser ter certeza de que não está gastando demais, crie um orçamento. Mas se você quiser aumentar suas economias, pague a você mesmo primeiro. Colocar seu dinheiro na poupança deve ser a primeira coisa que você faz quando receber seu salário, e então viver do que sobrou.

Se você só paga a si mesmo depois de cuidar de suas contas e despesas, corre o risco de não economizar o suficiente para atingir seus objetivos gerais.

Você pode fazer isso transferindo dinheiro automaticamente para uma conta poupança ou economizando uma porcentagem do seu salário líquido a cada mês.

Envie suas economias para uma conta poupança

Se você estiver fazendo um esforço concentrado para economizar em diferentes áreas de sua vida, certifique-se de que o dinheiro economizado vá direto para sua poupança.

Caso contrário, é fácil gastar a economia, levando você de volta ao ponto de partida. Por exemplo, se você economizou 20 reais em mantimentos comprando em promoções no aplicativo da loja, coloque esses 20 reais em uma conta para que esteja lá quando você precisar.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO