Pessoas com diabetes tipo 2 podem ser mais capazes de regular suas necessidades de insulina controlando sua dieta, em vez de depender de injeções de insulina.
Um estudo da Universidade de Tel Aviv, publicado na revista Diabetes Care, descobriu que um café da manhã rico em amido no início da manhã e um jantar leve podem ser tão eficazes quanto medicamentos como injeções de insulina para garantir o controle glicêmico.
O ciclo negativo: insulina e ganho de peso
A maioria das pessoas com diabetes tipo 2 é aconselhada a fazer seis pequenas refeições por dia (dieta 6M). No entanto, isso raramente é bom o suficiente para o controle do açúcar.
Portanto, eles têm que se injetar insulina. A insulina pode causar ganho de peso e desencadear a perda de controle dos níveis de açúcar no sangue.
Isso significa uma dosagem de insulina mais alta, o que novamente resulta em ganho de peso e, portanto, um ciclo negativo é formado.
Mais sobre o tema: Cuidado: uso frequente do enxaguante bucal pode aumentar o risco de diabetes
A dieta 3M
Em vez da dieta tradicional, a equipe criou uma nova, chamada dieta 3M. Essa nova dieta está mais alinhada com nosso relógio biológico.
Um farto café da manhã com pão, doces e frutas é seguido por um almoço substancial e, em seguida, um pequeno jantar. O jantar carece de carboidratos, doces ou frutas.
A equipe estudou 29 pessoas com diabetes tipo 2, dividindo-as em dois grupos. Um grupo seguiu a dieta 3M enquanto o outro grupo seguiu a dieta 6M.
Os participantes da dieta 6M não perderam peso ou experimentaram qualquer melhora em seus níveis de açúcar. No entanto, os participantes do grupo 3M perderam peso e melhoraram seus níveis de açúcar substancialmente.
Eles conseguiram reduzir a dependência de medicamentos e alguns até pararam de usar insulina.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts