É certo ou errado beber leite após um treino?

ANÚNCIO
Veja o que um copo de leite gera em seu corpo se beber antes de dormir
Foto: (reprodução/internet)

A maioria de nós tomou aquela bebida esportiva depois de jogar uma partida de futebol, correr ou depois de uma sessão de ginástica. Mas deveríamos buscar uma bebida diferente?

As bebidas esportivas têm carboidratos e eletrólitos para nos ajudar a recuperar após o exercício, mas um copo de leite poderia fornecer igual benefício com um extra hit de nutrientes?

ANÚNCIO

Pedimos ao especialista em exercícios e nutrição, Dr. Brian Roy, professor de Cinesiologia da Universidade de Brock, para nos informar sobre a melhor bebida para a recuperação pós-exercício.

Quais são os benefícios de beber leite pós-exercício em comparação com bebidas eletrolíticas esportivas?

Dr. Roy: “O leite é uma boa escolha após o exercício para atletas que não são intolerantes à lactose e não têm alergia a produtos que contém leite”

ANÚNCIO
Segundo estudo, leite pode ajudar na recuperação após exercícios intensos - eu atleta | globoesporte.com
Foto: (reprodução/internet)

“A principail razão pelo qual o leite é benéfico após o exercício é o fato de que é uma fonte muito boa de carboidratos. O conteúdo de carboidratos do leite é semelhante ao das bebidas esportivas.”

“Por exemplo, uma porção de 250mL (uma xícara) de 1% de leite parcialmente desnatado contém 12g de carboidratos, enquanto a mesma porção de 2% de leite com chocolate parcialmente desnatado contém 27g de carboidratos, e uma porção semelhante de uma bebida esportiva tradicional (carboidratos e eletrólitos) contém aproximadamente 15g de carboidratos.”

Ele continua: “A fonte de hidratos de carbono no leite branco é a lactose, que é digerido no formato dos açúcares glicose e galactose. Esses açúcares ajudam a repor os estoques de carboidratos no corpo.”

Achocolatado tem uma quantidade ainda maior de carboidratos e é uma escolha ainda melhor em situações em que os atletas gastaram grandes quantidades de energia.”

Achocolatado em pó: Quais são as melhores formas para consumir no dia a dia?
Foto: (reprodução/internet)

“O leite com chocolate tem a lactose encontrada no leite, mas também tem quantidades significativas de sacarose adicionada, que também ajudam a repor os estoques de carboidratos do corpo.”

Escolher o leite como sua bebida de recuperação pós-treino pode fornecer os mesmos benefícios e nutrientes essenciais em comparação com outras bebidas esportivas. 

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Best Food Facts

ANÚNCIO