“Detalhes sedutores” em sala de aula ajudam os alunos a aprender mais?

ANÚNCIO

Contar uma piada durante a aula pode aliviar o clima e chamar a atenção dos alunos, mas pode desviar a atenção da experiência real de aprendizagem.

Elogiar os alunos em sala de aula faz com que eles tenham mais foco. | Suprevida
Foto: (reprodução/internet)

Chamando essas diversões de detalhes sedutores, um novo estudo descobriu que essas informações, embora interessantes, são meramente uma distração e podem ser prejudiciais ao aprendizado.

ANÚNCIO

Como o estudo foi feito?

O estudo foi publicado na revista Educational Psychology Review. A meta-análise envolveu 58 estudos e mais de 7.500 alunos.

Primeiramente, os resultados mostraram que os alunos que aprenderam os detalhes sedutores tiveram um desempenho comparativamente pior do que os alunos que aprenderam sem tais distrações.

Além disso, os pesquisadores descobriram que se tais desvios fossem colocados ao lado de diagramas importantes ou fossem uma presença estática durante a aula.

ANÚNCIO

Veja também: A atividade física pode melhorar o desempenho escolar das crianças?

“Se você tiver uma informação irrelevante e for algo interessante, os alunos tendem a ter um desempenho pior”, disse Kripa Sundar, a autora principal do artigo baseado em sua dissertação do College of Education da WSU.

Por que detalhes sedutores prejudicam a aprendizagem?

“Existem várias hipóteses sobre por que isso acontece, mas a mais simples é que a atenção dos alunos agora está desviada para essa informação irrelevante, e eles estão gastando muito tempo tentando entender o que é esse detalhe sedutor em vez do conteúdo importante.”, Kripa conclui.

Detalhes sedutores também se mostraram mais prejudiciais em formatos de papel, em comparação com a mídia digital.

Os resultados deste estudo estão alinhados com o princípio da coerência, que recomenda que as aulas sejam desprovidas de informações desnecessárias e que todas as informações importantes sejam colocadas juntas.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO