Qual o principal modo de propagação do coronavírus?

ANÚNCIO

Sobre as crescentes preocupações com a transferência de COVID por contato de superfície, a recente reformulação das diretrizes do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) deixa claro que as transferências de superfície não são o principal modo de propagação do vírus.

Porta de entrada para o vírus: por que é tão díficil não tocar o rosto com as mãos - Jornal O Globo
Foto: (reprodução/internet)

O órgão nacional de saúde esclareceu que a doença se espalha principalmente por meio do contato pessoal. Sobre a transferência de superfície, a agência disse que ‘talvez’ seja uma possível fonte de contato, mas não considerada a principal fonte de transferência do vírus.

ANÚNCIO

Leia mais: A descarga de um vaso sanitário pode criar uma nuvem de gotículas contaminadas por coronavírus?

Embora essas diretrizes tenham sido escolhidas instantaneamente por vários veículos de notícias, o CDC esclareceu que não era uma revisão das diretrizes anteriores, mas apenas uma simples edição.

No entanto, essas diretrizes parecem oferecer maior clareza sobre como o COVID-19 se espalha em uma população. Acredita-se que ele se espalhe principalmente por meio do contato pessoa a pessoa, pessoas que estão a menos de 2 metros uma da outra.

Ele pode se espalhar pelas gotículas respiratórias de uma pessoa infectada, por meio de espirros, tosse ou mesmo enquanto fala. Ele se espalha de forma fácil e sustentável por meio do contato das pessoas.

ANÚNCIO

Em termos de contagiosidade do vírus, ele parece se espalhar com mais eficiência do que a influenza (ou gripe comum), mas com menos eficiência do que o sarampo. Também pode ser transmitido por pessoas assintomáticas. A propagação do animal para as pessoas é considerada baixa. No entanto, pode se espalhar de pessoas para animais.

No contato de superfície, as diretrizes do CDC dizem: “Pode ser possível que uma pessoa obtenha COVID-19 tocando uma superfície ou objeto que contenha o vírus e, em seguida, tocando sua própria boca, nariz ou possivelmente seus olhos.”

“Essa não é a principal forma de propagação do vírus, mas ainda estamos aprendendo mais sobre como esse vírus se espalha.”

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO