Como viver mais de 100 anos? A ciência explica!

ANÚNCIO

Quer viver mais de 100 anos? Aqui estão duas coisas que você deve fazer, de acordo com os cientistas – parar de fumar e se socializar mais.

Dicas para ter mais qualidade de vida na terceira idade - Ipasemar

ANÚNCIO

Leia mais: Nova pesquisa sugere que é possível reduzir o risco de Alzheimer em 60%: saiba como

Por mais não relacionados que pareçam, especialmente em tempos em que fumar atua como um auxílio para facilitar as conversas sociais, pesquisadores na Nova Zelândia observaram que as pessoas com essas características são as que vivem mais tempo.

A pesquisa, conduzida por uma equipe da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, destaca que, ao adotar certas práticas de estilo de vida, poderíamos ter algum controle sobre a duração e a qualidade de vida.

O estudo envolveu 292 centenários livres de doenças crônicas comuns, como diabetes, depressão, demência e hipertensão, bem como dados relativos a mais 103.377 idosos com mais de 60 anos em acomodações privadas na comunidade.

ANÚNCIO

Além das descobertas principais de que indivíduos socialmente engajados e não fumantes tendem a viver mais, o artigo também apresenta descobertas sobre o estado de outras condições na vida futura.

Ele observa que as taxas de demência, depressão e diabetes caíram ao longo dos anos, especialmente após os 80 anos. Por outro lado, as taxas de hipertensão aumentaram entre as idades de 60 a 100 anos.

Optar por não fumar e se comprometer a manter as redes de relacionamento será o melhor investimento que se pode fazer para um envelhecimento bem-sucedido”, diz o professor associado Yoram Barak, acrescentando que os resultados mostram que as pessoas podem ter algum controle sobre o processo de envelhecimento.

O estudo também concluiu que os grupos com as maiores atividades físicas eram ao menor risco de demência.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

Foto: (reprodução/internet)

 

ANÚNCIO