Como os fabricantes de alimentos determinam a contagem de calorias nas embalagens?

ANÚNCIO

As calorias fornecem energia ao corpo.

informação nutricional de produtos de alimentos - Anvisa - Empresa de  Nutrição - Assessoria e Consultoria Nutricional
Foto: (reprodução/internet)

 

ANÚNCIO

Você precisa obter uma base de calorias dos alimentos para que seu corpo possa realizar funções básicas, como bombear sangue e enviar sinais elétricos, e mais calorias para alimentar todas as atividades, como ficar em pé, andar e falar.

Uma caloria é uma medida de energia e equivale a 1.000 quilocalorias. O que é uma quilocaloria? Uma unidade muito pequena de energia, quanta energia é necessária para elevar um quilograma de água em 1 grau Celsius.

Quilocalorias e calorias já foram determinadas pela queima de alimentos. Os técnicos em laboratórios de empacotadores e fabricantes de alimentos colocavam um alimento em um dispositivo chamado calorímetro: uma câmara lacrada na qual o alimento em questão era circundado por outra câmara cheia de água.

ANÚNCIO

A comida foi então completamente queimada e o aumento da temperatura da água foi anotado. Um pouco de aritmética simples depois, e o conteúdo calórico da comida era conhecido.

Composição nutricional estimada do alimento

Desde 1990, no entanto, as coisas funcionam um pouco diferente. Naquele ano, o governo aprovou a Lei de Rotulagem e Educação Nutricional, que buscava tornar as informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos mais acessíveis e uniformes.

Como tal, as contagens calóricas nos rótulos dos alimentos agora são calculadas a partir da composição nutricional estimada do alimento, e não pela queima do alimento e pela observação do que causa na água.

Todos os ingredientes de um alimento embalado são computados e, em seguida, os cientistas dividem o alimento em seus componentes nutricionais: proteína, carboidratos e gordura.

Veja mais: Os rótulos de advertência realmente reduzem a ingestão prejudicial de álcool e alimentos?

Valores calóricos calculados em média

Com base em anos de cálculo de informações calóricas, deixou o mundo científico com dados sobre os valores calóricos dessas coisas, que agora são calculados em média: um grama de proteína contém 4 kcal, um grama de carboidratos tem 4 kcal e um grama de gordura contém 9 kcal.

É assim que um fabricante de barras de chocolate, então, determinaria quantas calorias tem uma barra de chocolate.

Tem 3 gramas de proteína, 30 gramas de carboidratos e 10 gramas de gordura. Isso equivale a 12 calorias de proteínas, 120 de carboidratos e 90 de gordura. Calorias totais: 222.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO