Aprenda como aumentar seu QI, parte 1: respiração e meditação

Aprenda a meditar com foco na respiração:
Foto: (reprodução/internet)

O quociente de inteligência é testado por sua eficiência em um teste de inteligência (teste de QI). Você pode aumentá-lo treinando e se exercitando.

Não se engane: prepare-se para um teste de QI ou teste de habilidade cognitiva com antecedência.

Inteligência nunca é apenas leitura pesada

Lembre-se de não apenas memorizar as respostas, mas de compreender a explicação racional por trás delas.

Inteligência nunca é apenas leitura pesada; trata-se de compreender as perguntas para que no futuro você conheça os motivos autênticos que levam a tais respostas.

Para adultos, o QI permanece mais ou menos constante ao longo da vida. No entanto, isso não significa que você não pode se tornar mais inteligente do que já é.

O QI não cobre todos os aspectos de suas habilidades cognitivas. Se você aproveitar as dicas aqui fornecidas, com certeza vai aguçar sua mente, refrescar sua memória e fortalecer sua atenção.

O poder da respiração profunda

Uma dica muito fácil para aumentar seu QI é respirar profundamente pelo nariz. Isso ajudará a relaxar e também a mantê-lo calmo e sereno.

O oxigênio é injetado no sangue e no cérebro por meio da respiração profunda, melhorando seu funcionamento. Quando o cérebro está relaxado, sua eficiência aumenta muitas vezes.

Na respiração difícil, o uso do diafragma é intensificado, de modo que os pulmões atraem mais ar. Esta é a maneira mais fácil e rápida de aumentar rapidamente o seu nível de inteligência.

Leia a próxima parte deste artigo: Aprenda como aumentar seu QI, parte 2: a melhor dieta para alimentar o cérebro

A meditação torna sua mente mais observadora

Fora isso, a meditação também é um método significativo para relaxamento. Sente-se numa postura em que se sinta confortável e medite sobre sua respiração. Respire pelo nariz inicialmente com os olhos fechados.

Isso definitivamente irá acalmá-lo. Evite os pensamentos que atrapalham sua concentração e mantenha o foco na respiração.

Mantenha essa postura por alguns minutos. As técnicas de atenção plena (mindfulness), como a meditação, são consideradas um exercício para o cérebro, pois incluem o treinamento do intelecto para ficar mais silencioso e calmo.

Os exercícios tradicionais são marcados com a ativação do cérebro para processar informações; a meditação torna sua mente mais observadora.

Alguns estudos mostram que a meditação ajuda a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade.

Outro estudo publicado na Consciousness and Cognition afirmou que a meditação melhorou o processamento visuoespacial, a memória de trabalho e o funcionamento executivo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte:  Rase your brain