Carros elétricos são realmente uma opção mais ecológica?

ANÚNCIO

Os carros elétricos são tidos como as alternativas mais ecológicas e ecológicas aos convencionais consumidores de combustível.

Correio técnico: temos energia para suportar invasão dos carros elétricos?  | Quatro Rodas
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, os céticos muitas vezes se perguntam sobre a eficácia dessas alternativas “verdes”, se elas estão realmente servindo ao propósito a que se destinam.

ANÚNCIO

Um novo estudo publicado na revista Nature Sustainability pode ajudar a colocar essas especulações de lado.

Foi descoberto que os carros elétricos são comparativamente amigos do ambiente em quase todo o mundo e podem ajudar a combater as alterações climáticas.

Quais os resultados do estudo?

O estudo foi conduzido em conjunto por uma equipe de pesquisadores das universidades de Cambridge, Exeter e Nijmegen.

ANÚNCIO

Ele descobriu que, mesmo se a geração de eletricidade dependesse de combustíveis fósseis, ainda assim tornaria a opção de carros elétricos mais viável e ecológica do que os carros convencionais.

No entanto, destacou que a fonte de eletricidade os torna mais ou menos verdes e apenas em 95% do mundo é uma opção viável para o meio ambiente.

Veja também: Você tem esses adoráveis purificadores de ar em formato de árvore no seu carro? Descubra como eles surgiram

Por exemplo, os pesquisadores descobriram que na Polônia, um país que ainda depende principalmente do carvão para geração de eletricidade, não encontrará a transição adequada para carros elétricos.

Veículos elétricos podem aumentar as emissões?

“A ideia de que veículos elétricos ou bombas de calor elétricas podem aumentar as emissões é essencialmente um mito”, disse o principal autor, Dr. Florian Knobloch, da Universidade de Nijmegen, na Holanda.

“Temos visto muita discussão sobre isso recentemente, com muita desinformação por aí. Aqui está um estudo definitivo que pode dissipar esses mitos. Calculamos os números em todo o mundo, observando uma grande variedade de carros e sistemas de aquecimento.”

Ele finaliza: “Mesmo em nosso pior cenário, haveria uma redução nas emissões em quase todos os casos. Essa percepção deve ser muito útil para os formuladores de políticas.”

Por outro lado, a pesquisa projetou que todo carro alternativo poderia ser elétrico em 2050 e mesmo carros elétricos ineficientes teriam um desempenho melhor do que carros a gasolina nos próximos anos.

Esse futuro também significaria uma redução de 1,5 gigatonelada por ano nas emissões de dióxido de carbono.

O artigo também sugere que as bombas de calor elétricas domésticas teriam um desempenho melhor do que as opções tradicionais em 95% do mundo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO