Veja como o câncer de próstata poderia ser diagnosticado de forma não invasiva

Um novo teste de urina caseiro pode revolucionar a maneira como diagnosticamos e tratamos o câncer de próstata.

Análise de urina/urinálise
Foto: (reprodução/internet)

Uma equipe de pesquisadores do Norfolk and Norwich University Hospital e da University of East Anglia desenvolveu um teste de urina que pode identificar câncer de próstata agressivo.

Não apenas isso, ele também pode prever as necessidades de tratamento cinco anos antes dos métodos atuais.

Procedimentos invasivos no acompanhamento da doença

Atualmente, a ferramenta de diagnóstico mais comum para o câncer de próstata envolve uma biópsia ou várias etapas que incluem exames de sangue, um exame retal digital, uma ressonância magnética ou uma biópsia.

O câncer de próstata está entre os tipos de câncer mais comuns entre os homens. O câncer geralmente se desenvolve lentamente e a maioria dos pacientes não necessita de nenhum tratamento.

No entanto, determinar se um tumor se tornará agressivo ou não tem sido um desafio. A maioria dos pacientes deve passar por biópsias e acompanhamentos invasivos durante o período de vigilância.

Mais atualizações sobre o tema: Novo tratamento guiado por ressonância magnética pode erradicar o câncer de próstata

Prostate Urine Risk: um teste não invasivo

O teste experimental de urina, conhecido como PUR ou Prostate Urine Risk, simplifica esse processo ao diagnosticar por meio de um simples teste de urina.

A equipe examinou os 167 genes em amostras de urina. Eles encontraram 35 combinações de genes que poderiam ser usadas para diagnosticar o câncer.

O teste também pode nos dizer se o paciente precisa de tratamento dentro de cinco anos. Portanto, não há necessidade de testes invasivos ou repetidos.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts