Café é bom ou ruim para você? É bom e ruim para você! E vamos explicar os motivos.
Desvantagens de tomar café
- A cafeína do café aumenta a atividade das catecolaminas, que são hormônios do estresse. A ativação do sistema de estresse.
- A cafeína estimula a produção de cortisol, o que leva à inflamação geral.
- O vício em cafeína diminui a sensibilidade à insulina. A insulina é o hormônio que processa os carboidratos e os transforma em energia. O café torna um pouco mais difícil para seu corpo processar carboidratos.
- O café é bem conhecido por causar dores de estômago e também pode levar à disbiose ou um desequilíbrio da flora intestinal – as bactérias no estômago que ajudam a digerir os alimentos.
- O café é um diurético, o que significa que aumenta a produção de urina. Mas quando você excreta mais urina, também excreta mais minerais de que o corpo precisa, principalmente cálcio, magnésio e potássio.
Ah, e veja também: Como começa o vício em café?
Mas calma! Ainda temos o lado bom.
Vantagens de tomar café
- Um estudo holandês descobriu que pessoas que bebem de duas a quatro xícaras de café por dia têm um risco 20% menor de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que não bebem café.
- De acordo com um estudo finlandês, pessoas entre 40 e 50 anos que bebem entre três e cinco xícaras de café por dia têm uma chance 65% menor de desenvolver demência e doença de Alzheimer na vida. (Essa conexão não foi encontrada com o chá.)
- Em um estudo com mulheres realizado pela Harvard School of Public Health, aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia tinham 25% menos probabilidade de desenvolver câncer de endométrio, em comparação com mulheres que não bebiam café.
- Mais de 1.000 antioxidantes diferentes (compostos naturais que evitam que doenças criem raízes) foram isolados em grãos de café não torrados. Algumas centenas mais se desenvolvem durante a torrefação.
- The Archives of Internal Medicine publicou um estudo que descobriu uma diminuição do risco de cirrose entre pessoas que bebem muito e que também bebem café. Aqueles que bebiam uma xícara regularmente tinham risco 20% menor. Aqueles que beberam quatro: 80%.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press