Crianças pequenas costumam ter um vínculo especial com seus cães de estimação. Esse vínculo também pode ser de grande benefício para o desenvolvimento geral.
Um novo estudo australiano, publicado na Pediatric Research, descobriu que as crianças se beneficiaram com a atividade física e os laços socioemocionais formados com seu cão de estimação.
Leia também: Crianças que fazem promessas são mais honestas, entenda
Essas crianças exibiram um comportamento pró-social mais positivo. O estudo estabelece que os benefícios de se ter um cachorro começam na infância. Para entender a interação entre cães de estimação e crianças, os pesquisadores entrevistaram 1.646 pais.
Eles se concentraram em famílias com crianças em idade pré-escolar que possuíam um cachorro. Os pais foram questionados sobre a interação do filho com o cachorro, especificamente com que frequência a criança brincava ativamente com o cachorro ou fazia passeios com ele.
Para avaliar o desenvolvimento socioemocional da criança, os pais foram convidados a preencher um questionário. A equipe descobriu que crianças que vieram de famílias com cães mostraram um desenvolvimento socioemocional significativamente melhor do que crianças que vieram de famílias sem cães.
Eles eram menos propensos a ter problemas com seus colegas ou mostrar problemas de conduta. Interações como brincadeiras ou passeios com o cão podem ser mecanismos importantes no desenvolvimento socioemocional da criança.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts