Alerta! O uso repetido de antibióticos pode reduzir sua imunidade

ANÚNCIO

Os antibióticos, destinados a melhorar a imunidade do corpo, podem na verdade causar mais danos do que benefícios.

Antibióticos. Escrito por Guilherme Levi e Luíza… | by Guilherme Levi |  BioBlog ESEM | Medium
Foto: (reprodução/internet)

Uma pesquisa recente de um grupo de cientistas do Reino Unido, publicada na revista BMC Medicine, descobriu que o uso repetido de antibióticos tem um efeito limitado e pode produzir um resultado adverso.

ANÚNCIO

Embora pesquisas anteriores tenham indicado que o uso frequente de antibióticos pode desenvolver resistência antimicrobiana, a pesquisa atual teve como objetivo quantificar essa teoria.

Como o estudo foi conduzido

Para testar a teoria, a equipe estudou admissões hospitalares por complicações relacionadas à infecção. Eles usaram dados eletrônicos de saúde de um estudo de coorte de base populacional.

Coletaram dados da atenção básica em prontuários hospitalares. Eles estudaram pacientes com histórico recente de infecções, sem histórico de doenças pulmonares obstrutivas crônicas e que receberam prescrição de antibióticos.

ANÚNCIO

Veja também: As bactérias que combatem o câncer estão dentro de nós, entenda

Concentraram-se em pacientes que receberam prescrição de antibióticos nos últimos três anos. A equipe estudou dados de 1,8 milhões de pacientes.

Quanto às descobertas da pesquisa

Eles descobriram que o uso repetido de antibióticos era bastante comum. Paradoxalmente, a maior taxa de internações hospitalares por complicações relacionadas à infecção foi observada logo após o início dos antibióticos.

A taxa de complicações diminuiu rápida e significativamente em pacientes com uso prévio limitado de antibióticos. Por outro lado, em pacientes com histórico anterior de uso frequente de antibióticos, essas reduções significativas não foram observadas.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que os antibióticos podem causar perturbações na microbiota intestinal, o que ajuda na colonização de bactérias resistentes. Portanto, deve ser prescrito apenas periodicamente e somente quando necessário.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO