Uso de analgésicos opióides aumentam a dor de dente, entenda

ANÚNCIO

O uso de opioides para o alívio da dor é uma das principais razões para o desenvolvimento do vício em opioides. Mas quão eficaz é o opioide na redução da dor?

Dor de dente não é normal. É um sinal de alerta
Foto: (reprodução/internet)

Não é eficaz no caso de procedimentos odontológicos, encontra um novo estudo. Publicada na Jama Network, a pesquisa mostra que os usuários de opióides relataram níveis mais elevados de dor após a extração do dente. Isso sugere que analgésicos não opioides devem ser nossa primeira escolha.

ANÚNCIO

Como o estudo foi conduzido

Para avaliar a eficácia do alívio da dor à base de opióides, os pesquisadores conduziram seu estudo em 14 clínicas odontológicas em Michigan.

A equipe identificou pacientes locais que foram submetidos a extração cirúrgica ou de rotina entre junho e dezembro de 2017.

Esses pacientes foram contatados por telefone dentro de 6 meses do procedimento. Os participantes tiveram que auto-relatar sobre o nível de sua dor.

ANÚNCIO

Eles foram questionados sobre o tipo de extração, uso de opioides ou analgésicos não opioides, nível de dor e satisfação com o atendimento.

Veja também: Descubra como o uso de Opióides está ligado à perda da gravidez e dificuldade de concepção

Quanto à medição da dor

Para medir a dor, eles foram solicitados a avaliá-la em uma escala de 4 pontos sem dor, dor mínima, dor moderada e dor intensa.

Eles tiveram que classificar seus níveis de satisfação em uma escala de 1 a 10, sendo 1 extremamente insatisfeito e 10 extremamente satisfeito.

A equipe estudou 329 pacientes, dos quais 155 foram submetidos à extração cirúrgica. Desses, 80 utilizaram opióides. 174 foram submetidos à extração de rotina e, desses, 68 utilizaram opioides.

Em ambos os grupos, os pacientes em uso de opioides relataram um maior nível de dor, indicando que outros meios foram mais eficazes.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO