Acontece que as mães sabem mais. Escovar os dentes regularmente pode não apenas melhorar sua saúde bucal, mas também proteger seu coração.
Um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology descobriu que escovar os dentes com frequência reduz os riscos de insuficiência cardíaca e fibrilação atrial.
Estudos anteriores estabeleceram que a má higiene oral pode levar à presença de bactérias causadoras de inflamação no sangue.
Má higiene oral e maior risco de doenças cardíacas
O estudo atual estabelece a ligação entre a má higiene oral e o risco aumentado de doenças cardíacas.
O estudo de coorte retrospectivo escolheu seus participantes do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Coreia. Foram 161.286 participantes no total, com idades entre 40 e 79 anos. A equipe escolheu pessoas sem histórico de insuficiência cardíaca ou fibrilação atrial.
Em 2003-04, todos os participantes foram submetidos a exames médicos que levaram em consideração exames laboratoriais, doenças, saúde bucal, comportamentos de higiene bucal, estilo de vida, além de parâmetros físicos como altura e peso.
Mais sobre prevenção: Conheça os alimentos que fazem bem ao seu coração
Conclusões do estudo
Durante o acompanhamento, agendado para 10,5 anos depois, a equipe descobriu que 7.971 participantes sofriam de insuficiência cardíaca e 4.911 participantes desenvolveram fibrilação atrial.
No entanto, escovar os dentes três ou mais vezes ao dia diminuiu o risco de fibrilação atrial em 10% e de insuficiência cardíaca em 12%.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts