A tecnologia prejudica as habilidades sociais entre crianças?

ANÚNCIO
Os 6 Melhores Tablets Infantis em 2020 - DeUmZoom
Foto: (reprodução/internet)

Apesar das preocupações com os efeitos da tecnologia nas crianças, elas parecem estar bem, pelo menos socialmente. No entanto, um estudo recente, publicado no American Journal of Sociology, encontrou poucas evidências para apoiar essa crença amplamente difundida.

Leia também: Crianças que fazem promessas são mais honestas, entenda

Crianças expostas à mídia digital tiveram pontuação igualmente boa em habilidades interpessoais, como a capacidade de formar e manter relacionamentos, bem como de se relacionar com outras pessoas que são diferentes. A única exceção foram as crianças que acessaram jogos online e mídias sociais.

ANÚNCIO

Para testar as mudanças nas habilidades sociais e interpessoais, os pesquisadores usaram dados do Estudo Longitudinal da Primeira Infância. É conduzido pelo Instituto de Ciências da Educação, que acompanha o crescimento e o desenvolvimento das crianças participantes do jardim de infância ao quinto ano.

A equipe escolheu duas coortes para seu estudo, crianças que começaram o jardim de infância em 1998 e crianças que começaram o jardim de infância em 2010 com 19.150 e 13.400 participantes, respectivamente.

A coorte de 1998 foi escolhida porque era pouco antes da era do smartphone e da mídia social. Eles compilaram várias avaliações de professores e pais. As avaliações mostraram que não houve declínio nas habilidades sociais da coorte de 2010 em comparação com a de 1998.

ANÚNCIO

Pelo contrário, a equipe descobriu que a primeira coorte teve uma pontuação ligeiramente superior em autocontrole e habilidades sociais. Mesmo dentro do mesmo grupo, as crianças com maior exposição à tecnologia mostraram um desenvolvimento semelhante nas habilidades interpessoais.

A única exceção eram as crianças que visitavam mídias sociais e jogos online com frequência em um dia. No entanto, essa diferença também foi muito baixa.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO