Entenda como a privação de sono pode afetar muito mais do que apenas a atenção

Podemos ter subestimado seriamente os efeitos da privação de sono.

Mamãe&Co | Gravidez, bebê, mamães e futuras mamães
Foto: (reprodução/internet)

A crença comum é que a única função cognitiva afetada pela falta de sono é a atenção. No entanto, descobertas recentes de pesquisadores da Universidade de Michigan revelam que a privação de sono severa pode ter efeitos mais sérios.

Como o estudo foi conduzido

Para determinar o efeito da privação de sono, a equipe estudou 138 pessoas. Destes, 77 foram obrigados a permanecer acordados a noite toda, enquanto o grupo de controle de 61 pessoas foi enviado para casa para dormir.

Para verificar suas funções cognitivas, os participantes tiveram que realizar duas tarefas cognitivas separadas.

Uma tarefa mediu o tempo de reação a um determinado estímulo. Na segunda tarefa, os participantes tiveram que completar uma série de etapas de maneira exata.

Os testes foram realizados à noite e repetidos pela manhã para verificar o efeito da privação de sono no desempenho.

Leia mais sobre o tema: Terapia com luz azul pode ajudar na melhora do sono e das funções cognitivas, entenda

Impacto na tomada de decisões

Publicado no Journal of Experimental Psychology: General, o estudo descobriu que a privação total do sono também pode impactar os processos cognitivos de ordem superior, como a tomada de decisões.

A equipe descobriu que a taxa de erro dobrou de 15% para 30% no desempenho do grupo com privação de sono pela manhã. O desempenho do grupo de controle foi muito semelhante.

Os pesquisadores concluíram que, embora tarefas simples de rotina possam ser concluídas no piloto automático mesmo quando não há sono, a taxa de erros aumenta significativamente para qualquer tarefa que requeira várias etapas ou tomada de decisão.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts