Sabe-se que diferentes partes do cérebro têm funções e propósitos diferentes.
Um novo trabalho de pesquisa sugere que o aprendizado de habilidades motoras pode envolver mais do que os centros de aprendizagem presumidos do cérebro.
O estudo em animais descobriu que esse tipo de aprendizado pode empregar várias partes do cérebro, ou também todo o cérebro.
Como o estudo foi conduzido
O estudo envolveu camundongos cujas células cerebrais foram observadas, por meio de uma ferramenta de imagem assistida por laser, enquanto tentavam aprender a agarrar pelotas de comida.
Cerca de 20% de aumento na atividade dos receptores de glutamato do tipo AMPA foi encontrado na região do córtex motor do cérebro.
A região deve controlar o movimento muscular. No entanto, o mesmo nível de atividade aumentada foi encontrado no córtex visual.
Mais sobre aprendizagem: “Detalhes sedutores” em sala de aula ajudam os alunos a aprender mais?
Aplicação em tratamentos
“Tradicionalmente, pensamos que a aprendizagem baseada em motores ocorre apenas na parte motora do cérebro, mas nossos estudos e outros agora mostram que não é tão específico quanto pensávamos. Há um efeito mais amplo do cérebro na aprendizagem”, diz Richard Roth, Ph.D.
O artigo foi publicado na revista Neuro. Espera-se que as observações deste estudo ajudem no tratamento de distúrbios neurocognitivos e de aprendizagem.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts