Conheça 6 informações privadas que trazem risco se compartilhadas em redes sociais

ANÚNCIO

Pode ser tentador postar detalhes de nossas vidas nas redes sociais e nos fóruns, mas é melhor não compartilhar algumas coisas. Se certas informações de identificação pessoal acabarem nas mãos erradas, você pode ser vítima de roubo de identidade ou outros tipos de fraude.

Aqui estão seis dados que você deve manter fora das mídias sociais para proteger melhor seu dinheiro, privacidade e identidade.

ANÚNCIO

1. SEU NÚMERO DE TELEFONE

Ao usar serviços de pesquisa reversa, os hackers podem encontrar seu número de telefone e obter algo ainda mais valioso: seu endereço. É uma das peças-chave do quebra-cabeça que pode ser usada para comprometer sua identidade.

2. SEU ENDEREÇO RESIDENCIAL

Cuidado com a localização dos aplicativos! A postagem do seu endereço nas redes sociais não só deixa você suscetível a ladrões como também aumenta o risco de roubo de identidade.

Assim que alguém tiver seu nome e endereço completo, pode pesquisar diferentes bancos de dados e encontrar informações adicionais sobre seu número de telefone, histórico de empregos, registros de casamento, divórcio e muito mais.

ANÚNCIO

Com informações suficientes, eles podem abrir um cartão de crédito em seu nome ou roubar dinheiro de suas contas bancárias.

Divulgar sua localização atual, mesmo que não seja sua casa, também pode ser um prato cheio para um stalker (quem assistiu a série You sabe do que estou falando). O protagonista Joe utilizava a constante exposição virtual de Beck para segui-la por todos os cantos.

Conheça 6 informações privadas que trazem risco se compartilhadas em redes sociais
Foto: (reprodução/internet)

3. FOTOS DO SEU PASSAPORTE OU CARTEIRA DE MOTORISTA

Às vezes estamos felizes por causa de uma viagem ou por conseguirmos a primeira habilitação e acabamos exibindo foto desses documentos nas redes. Esse momento de felicidade, no entanto, pode se tornar uma dor de cabeça se alguém mal intencionado decidir usar contra você.

Quando você publica uma foto de seu documento de identidade na internet, pode estar entregando a um ladrão os detalhes que ele precisa para roubar sua identidade.

4. SUAS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS

Os detalhes dos cartões de crédito e débito estão entre os exemplos mais óbvios do que não deve ser postado online, mas você pode se surpreender com o que os hackers podem conseguir com um pouco de informação sobre suas finanças pessoais. Coisas como contracheques, saldos bancários e números de contas de aposentadoria são itens que devem ser mantidos em sigilo.

5. RESPOSTAS ÀS SUAS PERGUNTAS DE SEGURANÇA DE SENHA

Você provavelmente não postará uma folha de dicas com respostas às suas perguntas de “dica” de senha tão cedo, mas pode estar revelando essas informações de maneira sutil.

Se você já postou uma foto fofa do seu primeiro animal de estimação (com o nome dele na legenda) ou respondeu a um questionário nas redes sociais que faz uma tonelada de perguntas pessoais (como a marca do seu primeiro carro), você pode estar fornecendo informações que podem ajudar os hackers a obter acesso às suas contas pessoais.

6. CLUBES OU OUTRAS AFILIAÇÕES

Quanto mais alguém souber sobre seus interesses e locais que você frequenta, mais fácil será lançar um golpe bem-sucedido. Ele pode assumir a forma de um e-mail que parece ser de uma organização para a qual você é voluntário, mas na verdade é um golpista que tenta obter mais informações pessoais de você.

Para se proteger melhor contra esses tipos de golpes, considere não expor esses dados nas redes sociais. A exposição virtual exagerada pode trazer problemas.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO