Em relação aos comedores de carne, vegetarianos correm maior risco de derrame, revela pesquisa

Vegetarianos têm risco menor de doenças cardíacas, mas maior chance de sofrer um derrame - Revista Galileu | Saúde
Foto: (reprodução/internet)

Com mais e mais pessoas mudando para um estilo de vida vegetariano ou vegano, os pesquisadores também estão mudando seu foco para estudar os benefícios e riscos potenciais dessa dieta para a saúde.

Um estudo de coorte publicado no The British Medical Journal (BMJ), sugere que vegetarianos e veganos correm um risco maior de derrame em comparação com os que comem carne.

Taxa 20% maior de derrames hemorrágicos

Neste estudo, 48.188 indivíduos, sem história de doença isquêmica do coração, acidente vascular cerebral ou doença cardiovascular, foram colocados em três grupos de dieta diferentes – comedores de carne, comedores de peixe e vegetarianos.

O estudo foi acompanhado por um período de 18 anos e registrou 2.820 casos de doença cardíaca isquêmica e 1.072 casos de acidente vascular cerebral.

Ele mostrou que os vegetarianos tinham uma taxa 20% maior de derrames hemorrágicos, o que equivale a mais três casos de derrame por 1.000 indivíduos em um curso de 10 anos.

Ao mesmo tempo, aqueles que seguiram uma dieta baseada em peixes não tiveram nenhum aumento significativo nas taxas de derrame.

Leia também: Aprenda como aumentar seu QI, parte 2: a melhor dieta para alimentar o cérebro

Menor teor de colesterol e nutrição

A principal pesquisadora do estudo, Tammy Tong, disse: “Parece que o risco menor de doenças coronárias excede o risco maior de derrame se olharmos para os números absolutos”.

Ela também acrescentou que esse risco pode estar associado a um menor teor de colesterol e nutrição (como uma deficiência de B12) em uma dieta vegetariana, embora ainda não esteja muito claro sobre as razões exatas.

Por outro lado, os resultados mostraram que os comedores de peixe e vegetarianos tinham taxas 13% e 22% mais baixas de doenças isquêmicas do coração em comparação com os comedores de carne.

Isso é responsável por dez casos a menos de doença isquêmica do coração em vegetarianos, por 1000 indivíduos em um período de dez anos.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts