Uma nova vacina contra a gripe é um adesivo simples, que elimina a necessidade de agulhas ao receber as vacinas. Isso foi testado em ratos e não mostrou efeitos colaterais.
Os resultados encorajadores foram publicados no Journal of Investigative Dermatology. O adesivo usa peptídeos que podem romper a barreira da pele para administrar a vacina.
É uma grande inovação
Em um estudo com animais, o desenvolvimento foi testado em camundongos que não apresentaram alterações na pele ao serem observados por um período de três meses.
“Os cientistas têm estudado abordagens de vacinas sem agulhas por quase duas décadas, mas nenhuma das tecnologias sobreviveu ao exagero”, disse Benjamin L. Miller, Ph.D., autor correspondente e professor de dermatologia da Dean’s na University of Rochester Medical Center.
Leia também: Doses de reforço das vacinas de Tétano e Difteria são necessárias em adultos?
São necessários mais testes, mas podemos ser otimistas
“Nosso adesivo supera muitos dos desafios enfrentados pelos adesivos de microagulha para aplicação de vacina, o principal método testado ao longo dos anos, e nossa eficácia e falta de toxicidade me deixam animado com a perspectiva de um produto que poderia ter grandes implicações globais saúde.”
A equipe menciona que pode ser usado por qualquer pessoa, aumentando a acessibilidade e reduzindo infecções por agulhas. O adesivo precisará passar por testes em humanos antes de podermos eliminar as injeções.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts