De acordo com um estudo canadense publicado no BMJ Open, tomar antidepressivos (ADs), particularmente ADs comuns, venlafaxina e amitriptilina, está associado a um risco aumentado de desenvolver diabetes mellitus gestacional.
Como se deu o processo de estudo
Os resultados são baseados na Coorte de Gravidez de Quebec, que coletou dados sobre gestações e crianças na região de 1998 a 2015.
O uso de AD foi determinado com base nas prescrições desde o início da gravidez. O aparecimento de diabetes mellitus gestacional foi identificado após a 20ª semana de gestação.
Os pesquisadores estudaram 2.0905 casos de diabetes gestacional em comparação com o grupo de controle de 209.050 casos não afetados.
Mais sobre o assunto: Estudo revela porcentagens preocupantes de maus-tratos durante o parto
Resultados da pesquisa
Destes, 9.741 foram expostos a ADs durante a gravidez. Os antidepressivos usados cobriam uma ampla gama, desde medicamentos inibidores seletivos da recaptação da serotonina a medicamentos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e da noradrenalina e o antidepressivo tricíclico amitriptilina.
A probabilidade de mulheres usando ADs desenvolverem diabetes variou de 19% a 27%. Além disso, o risco aumentou com a duração do uso de AD.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts