O uso das máscaras pode levar ao envenenamento por excesso de dióxido de carbono?

As máscaras faciais não são prejudiciais à saúde.
Foto: (reprodução/internet)

Ao contrário de países como o Japão e a China, que há muito tempo normalizaram o uso de máscaras faciais, os ocidentais tiveram que se ajustar a um novo normal – um no qual coberturas faciais de pano são recomendadas para limitar a disseminação do coronavírus.

Assim, muitos mitos surgiram em torno do uso, e um deles supõe que a máscara podem fazer você respirar o ar exalado – ou mesmo levar ao envenenamento por dióxido de carbono (CO2).

Hipercapnia

Essa preocupação está relacionada à hipercapnia, ou muito dióxido de carbono na corrente sanguínea. A condição pode causar sonolência, dor de cabeça e, em casos extremos, perda de consciência.

O pensamento aqui é que uma máscara pode evitar que o ar exalado se dissipe, levando o usuário a respirá-lo novamente. Mas não há nenhuma evidência de que isso poderia ocorrer.

Embora parte do CO2 possa ser inalado, não é em quantidades que possam representar uma ameaça para usuários saudáveis ​​de máscaras.

Mais dúvidas sobre o tema: É verdade que as máscaras faciais impedem a entrada de oxigênio?

Não há risco de hipercapnia em adultos saudáveis

A quantidade é facilmente eliminada pelos sistemas respiratório e metabólico de uma pessoa. Se a máscara for usada por um período prolongado, pode ser possível desenvolver uma dor de cabeça, mas nada mais.

“Não há risco de hipercapnia em adultos saudáveis ​​que usam coberturas faciais, incluindo máscaras faciais médicas e de tecido, bem como N95s”, disse Robert Glatter, médico do pronto-socorro do Lenox Hill Hospital em Nova York, à Healthline.

“As moléculas de dióxido de carbono se difundem livremente pelas máscaras, permitindo a troca normal de gases durante a respiração.”

O uso de máscara, no entanto, não é recomendado para crianças com menos de 2 anos. Além disso, quem tem problemas respiratórios e pulmonares deve ir a um especialista antes de usar máscara.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss