Entenda o uso comprovado do suco de cereja ácida para o tratamento da Gota

Resultado de imagem para suco de cereja ácida
Foto: (reprodução/internet)

Ao longo das décadas, as pessoas recorreram a remédios naturais, como o suco de cereja ácida, para o alívio da dor – seja gota ou artrite, ou mesmo dores musculares causadas por exercícios.

Embora a maioria das pessoas considere isso anedótico ou uma mera invenção do folclore, pesquisas conduzidas por cientistas mostraram que o suco de cereja ácida tem um rico suprimento de antioxidantes e propriedades antiinflamatórias que ajudam com a dor, especialmente a gota.

O que é a Gota?

A gota é um tipo de artrite inflamatória causada quando há deposição de ácido úrico no sangue. O ácido úrico é depositado como cristais nas articulações, causando inflamação e dor repentinas.

As áreas onde a gota geralmente ocorre são ao redor das articulações do tornozelo , dedão do pé e joelho.

De acordo com a Arthritis Foundation, aproximadamente 6 milhões de homens norte- americanos, assim como 2 milhões de mulheres norte-americanas, sofrem desta condição. O suco de cereja ácida ajuda a reduzir a dor relacionada à gota.

De acordo com um estudo de 2014 no Journal of Functional Foods, uma equipe de pesquisadores britânicos afirmou que beber o suco de cereja ácida Montmorency ajudou a diminuir os níveis sanguíneos de ácido úrico produtor de gota e aumentar certos compostos de antocianina na corrente sanguínea.

Antocianinas e redução da Gota

As antocianinas são antioxidantes que não são apenas responsáveis ​​pela cor da fruta, mas também por reduzir qualquer tipo de inflamação no corpo, o que é vital no tratamento da gota.

Um estudo publicado por uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston no Arthritis and Rheumatology Journal observou que quando 633 pessoas receberam cerejas em um período de dois dias, houve uma redução de quase 35% no risco de ataques de gota em comparação com sem ingestão.

Isso mostra que quando as cerejas são consumidas em qualquer forma, seja como um todo ou como um extrato ou suplemento de cereja azeda, haverá uma redução na dor de gota.

Quanto suco de cereja ácida tomar para a gota?

Em 2010, pesquisadores da Robert Wood Johnson Medical School  apresentaram um estudo retrospectivo envolvendo 24 pacientes.

Como parte do estudo, cada um dos pacientes recebeu uma colher de sopa de extrato líquido de cereja azeda, que é igual a 45 a 60 cerejas, duas vezes ao dia durante um período de quatro meses.

No final do período, notou-se que houve uma queda de quase 50% na ocorrência de gota entre esses pacientes.

No entanto, são necessárias mais informações para determinar o momento certo para consumir o suco de cereja ácido durante o dia ou se é mais útil quando tomado com ou sem o consumo de alimentos.

Mais bebidas saudáveis: Aqui estão 6 benefícios comprovados do chá gelado

O suco pode ajudar sozinho ou você deve consultar um médico?

Se você tem gota, é sempre prudente e sensato visitar um médico. Seu médico fará perguntas sobre seu estilo de vida, consumo de alimentos e sintomas para fazer o diagnóstico.

Você também será solicitado a fazer um exame de sangue para verificar os níveis de ácido úrico no sangue.

Uma vez diagnosticado, você pode ser solicitado a modificar sua dieta, receber medicamentos e fazer compressões quentes e frias.

Se o seu médico lhe pediu para modificar estritamente a sua dieta, consumir apenas o sumo de cereja ácida não o ajudará a aliviar os seus sintomas.

O ideal seria consumir suco de cereja ácida diariamente junto com um plano de tratamento do seu médico. Isso ajudará a reduzir os níveis de ácido úrico no sangue e a inflamação nas articulações.

Existem efeitos colaterais de consumir o suco?

Muito de qualquer coisa é ruim. O consumo excessivo de suco de cereja azedo pode causar diarréia devido à prevalência de grandes quantidades de sorbitol – um tipo de álcool de açúcar e fibras em excesso.

Além disso, se você é alérgico a suco de cereja ácida, é aconselhável consultar primeiro um médico.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts