Umas férias relaxantes ou um dia no spa parecem ser a melhor coisa para se rejuvenescer. Mas talvez não tenha o mesmo efeito para todos.

Um estudo confirma isso como ansiedade induzida pelo relaxamento. Publicado recentemente no Journal of Affective Disorders online, o estudo testa a ansiedade baseada no relaxamento com base no modelo de evitação de contraste.
O modelo de evitação de contraste
O modelo, por sua vez, postula que as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada preferem ficar preocupadas a desistir ou relaxar.
Isso ocorre porque eles preferem ficar preocupados do que se deixar levar para possivelmente experimentar emoções negativas extremas.
“As pessoas que são mais vulneráveis à ansiedade induzida pelo relaxamento são frequentemente aquelas com transtornos de ansiedade que podem precisar de relaxamento mais do que outras.”
Caso você seja ansioso: Veja como uma noite de sono profundo pode reduzir a ansiedade
Melhor atendimento às pessoas ansiosas
“E, é claro, essas técnicas de relaxamento pretendiam ajudar, não deixar alguém mais ansioso. Esperamos que nossas descobertas sirvam como base para oferecer um melhor atendimento a essas populações”, disse Hanjoo Kim, um dos autores deste estudo.
A co-autora Michelle Newman sugere que essas descobertas podem ajudar as pessoas que ficam mais ansiosas durante o treinamento de relaxamento.
Os participantes deste estudo incluíram 32 pessoas com transtorno de ansiedade generalizada, 34 pessoas com transtorno depressivo e 30 sem nenhum.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts