Descubra a quantidade exata de exercício necessária para reverter a saúde do coração

Exercício. Porque nunca é tarde demais para entrar em forma.

Estudo revela qual é o mínimo de exercício necessário para evitar problemas  cardíacos - Época Negócios | Vida
Foto: (reprodução/internet)

Pessoas de meia-idade podem prevenir-se dos riscos de insuficiência cardíaca e podem reverter os danos causados ​​ao coração devido à vida sedentária fazendo exercícios, diz um estudo publicado na revista Circulation.

Sempre soubemos disso, mas agora a pesquisa nos dá a quantidade exata de tempo necessária para reverter a saúde do coração.

Para reverter a saúde do coração, os cientistas prescrevem dois anos de exercícios aeróbicos de quatro a cinco dias por semana.

“Com base em uma série de estudos realizados por nossa equipe nos últimos 5 anos, essa ‘dose’ de exercício passou a ser minha prescrição para a vida.”

“Eu acho que as pessoas deveriam ser capazes de fazer isso como parte de sua higiene pessoal – assim como escovar os dentes e tomar banho”, disse o autor sênior Dr. Benjamin Levine, Diretor do Instituto da UT Southwestern.

Como o estudo foi conduzido

O estudo envolveu mais de 50 participantes saudáveis ​​com idades entre 45 a 64 anos, mas sem histórico de exercícios regulares.

A vida sedentária, que envolve ficar sentado por longas horas com atividade física insignificante ou nenhuma, aumentou o enrijecimento dos músculos do coração e os riscos de insuficiência cardíaca.

Os participantes foram divididos em dois grupos. O grupo experimental foi solicitado a realizar exercícios aeróbicos por quatro a cinco dias por semana com intensidade crescente por dois anos.

O outro grupo recebeu uma rotina mais genérica, como ioga, treinamento de equilíbrio e musculação, três vezes por semana, também por dois anos.

Mais artigos semelhantes: Cuidado com o sedentarismo! Ele pode encurtar sua vida em até duas vezes, revela pesquisa

Quanto aos resultados do experimento

O grupo experimental, ao contrário do último grupo, mostrou melhoria de 18% na ingestão máxima de oxigênio durante o exercício e mais de 25% de melhora na “plasticidade” no músculo ventricular esquerdo do coração.

“O segredo para um coração mais saudável na meia-idade é a dose certa de exercícios, na hora certa da vida.”

“Descobrimos o que acreditamos ser a dose ideal do tipo certo de exercício, que é de quatro a cinco vezes por semana, e o “ponto ideal” a tempo, quando o risco cardíaco de uma vida inteira de comportamento sedentário pode ser melhorado – o que é o final da meia-idade”, disse o Dr. Levine.

“O resultado foi uma reversão de décadas de um estilo de vida sedentário no coração para a maioria dos participantes do estudo.”

Os participantes do estudo disseram que a rotina os ajudou a ficar em forma e voltar à forma. Um deles disse: “Me sinto mais jovem a cada dia”.

A maioria deles agora também está comprometida com exercícios regulares. O que você está esperando?

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts