A corrida pode beneficiar nossa saúde e reduzir os riscos de mortalidade? Se sim, quanto a corrida pode nos beneficiar?
Uma revisão de vários estudos, publicada no British Journal of Sports Medicine, lançou alguma luz sobre os benefícios da corrida para melhorar nossa saúde.
Qualquer corrida é melhor que nenhuma corrida
A avaliação geral parece indicar que correr, qualquer quantidade de corrida, pode reduzir os riscos de mortalidade por todas as causas, cardiovasculares e por câncer.
A revisão, realizada por uma equipe de cientistas de vários países, foi baseada em 14 estudos de seis coortes que cobriram 232.149 participantes. Destes, 25.951 mortes foram registradas durante vários acompanhamentos.
Leia também: Se praticados por inaptos, exercícios de alta intensidade podem causar parada cardíaca, entenda
Risco 27% menor de mortalidade por todas as causas
A análise dos dados mostra que a corrida está associada a um risco 27% menor de mortalidade por todas as causas, risco 30% menor de mortalidade cardiovascular e risco 23% menor de mortalidade por câncer em comparação com não correr.
A equipe também estudou a frequência, ritmo, duração e volume total da corrida. O aumento da corrida foi associado a melhor saúde e longevidade.
Mas descobriu-se que qualquer quantidade de corrida era melhor do que nenhuma corrida. No entanto, doses mais altas de corrida não mostraram nenhum aumento acentuado nos benefícios de mortalidade.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts