Não é possível ter IMC alto e estar em forma, diz estudo: saiba mais

Pesquisa britânica aponta que “gordo saudável” é mito – Maurício Emmanuel
Foto: (reprodução/internet)

As pessoas não podem ser gordas e em forma ao mesmo tempo, diz um estudo publicado no European Heart Journal.

A ideia de que alguém pode estar acima do peso ou obeso e ainda assim não ter risco aumentado de doenças cardíacas, também conhecido como paradoxo da obesidade, é um mito.

Por que é um mito?

O estudo mostra que o IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 22 representa um risco de doenças cardíacas, ataques cardíacos e pressão alta.

O risco também aumenta com o aumento da circunferência da cintura devido aos depósitos de gordura.

De acordo com a autora principal, Dra. Stamatina Iliodromiti, da Universidade de Glasgow: “Qualquer concepção pública errônea de um potencial efeito ‘protetor’ da gordura sobre os riscos de coração e derrame deve ser contestada.

Diretrizes de IMC

De acordo com as diretrizes de IMC:

  • 18,5 a 24,9 – Saudável
  • 25 a 29,9 – Sobrepeso
  • 30 e acima – obeso

Esta foi uma das maiores e mais longas pesquisas envolvendo um estudo de cerca de 300.000 pessoas com acompanhamento e observação por quase 10 anos.

O estudo foi realizado em adultos saudáveis ​​no momento da inscrição. O lema ‘Gordo, mas em forma’ foi desafiado por alguns resultados.

Resultados do estudo

  • IMC: a massa corporal de 22-23 apresenta o menor risco cardiovascular.
  • Acima do IMC 22: O risco cardiovascular aumentou 13% para cada aumento de 5,2 nas mulheres e 4,3 nos homens.
  • Mulheres com circunferência da cintura de 74 cm: os riscos cardiovasculares aumentaram 16% para cada aumento de 12,6 cm na circunferência da cintura.
  • Homens com circunferência da cintura de 83 cm: os riscos cardiovasculares aumentaram em 10% para cada aumento de 11,4 cm na circunferência da cintura.

Mais artigos parecidos com este: Estudo revela que muitos de nós considera ganhar peso um marco importante da vida, entenda

Outras conclusões

Resultados semelhantes foram obtidos após o cálculo das relações cintura-quadril e cintura-altura, bem como do percentual de gordura corporal.

“Sabemos que muitos não conseguem chegar a uma massa corporal tão baixa, então a mensagem é que, seja qual for o seu IMC, especialmente quando na faixa de sobrepeso ou obesidade, perder alguns quilos ou mais se possível, só vai melhorar sua saúde.”

“Não há desvantagens em perder peso intencionalmente e os profissionais de saúde precisam melhorar em ajudar as pessoas a perder peso”, disse Naveed Sattar, um dos autores.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts