Início Saúde

Conheça os dois melhores óleos essenciais para equilíbrio hormonal e bem-estar

Resultado de imagem para aromaterapia
Foto: (reprodução/internet)

Os melhores óleos essenciais para ajudar a equilibrar os hormônios e aumentar o bem-estar são o óleo de sálvia e o óleo essencial de lavanda.

A pesquisa mostra que esses óleos podem ajudar a regular a atividade hormonal e até mesmo ajudar a aliviar a depressão.

Vejamos os principais óleos essenciais que podem restaurar e manter o equilíbrio hormonal, de acordo com fatos baseados em evidências.

1. Óleo de Sálvia

O óleo de sálvia é tradicionalmente usado para ajudar a acalmar os nervos estressados. Em um estudo publicado na Phytotherapy Research que envolveu 22 mulheres na menopausa em seus 50 anos, os níveis de cortisol diminuíram em até 36 por cento após a inalação do óleo de sálvia.

Além disso, a serotonina – um hormônio que desempenha um papel positivo fundamental no equilíbrio do humor – aumentou com a exposição ao óleo.

O óleo de sálvia, quando massageado na parte inferior do abdômen diariamente, também pode ajudar a aliviar as cólicas menstruais.

Um estudo clínico controlado preliminar, publicado na revista Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, descobriu que a massagem com aromaterapia com sálvia e outros óleos foi mais eficaz para as dores menstruais do que o acetaminofeno.

2. Óleo essencial de lavanda

A pesquisa mostrou que o óleo essencial de lavanda tem propriedades ansiolíticas. Um modelo animal de 2019 de administração crônica de corticosterona em altas doses mostrou que a aromaterapia com óleo de lavanda pode aliviar os sintomas de depressão.

Outros relatórios científicos sugerem que a lavanda pode ajudar a melhorar o humor. Por exemplo, um relatório publicado na Physiology & Behavior revelou que os óleos essenciais de lavanda e laranja reduziram a ansiedade e melhoraram o humor em pessoas que aguardavam tratamento dentário.

Além disso, pesquisas de ensaios clínicos em mulheres idosas com síndrome coronariana aguda, que receberam massagem reflexológica com óleo essencial de lavanda, mostrou uma queda na pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, pressão arterial média e freqüência cardíaca.

Veja também: Saiba como cortar, secar e armazenar o Alecrim

Palavra de cautela

Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências da Saúde Ambiental (NIEHS) descobriram que compostos químicos no óleo de lavanda e melaleuca podem causar distúrbios no sistema endócrino.

No entanto, a pesquisa não é publicada em nenhum periódico com revisão por pares e precisa de mais verificação.

É aconselhável consultar um aromaterapeuta sobre óleos essenciais. Além disso, sempre informe seu médico de atenção primária sobre o uso de óleos essenciais, pois eles podem não complementar outros medicamentos.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

Sair da versão mobile