Usar farinha de trigo sarraceno ao assar adiciona um sabor robusto de nozes a bolos, muffins e pão.
A farinha tem um sabor ligeiramente amargo e lúpulo que é complementado por frutas como frutas vermelhas ou maçãs, creme de leite, creme de leite, caviar ou carnes salgadas como presunto.
Esta farinha nutritiva e sem glúten tem atraído a atenção de padeiros e blogueiros de culinária em todo o mundo. Vamos descobrir mais.
O que é farinha de trigo sarraceno?
A farinha de trigo sarraceno é feita moendo os grãos em forma de pirâmide de trigo sarraceno.
Apesar do nome, o trigo sarraceno não está relacionado ao trigo e é naturalmente livre de glúten. A farinha também não tem grãos porque o trigo sarraceno é um pseudocereal, como a quinua e o amaranto.
O trigo sarraceno, também chamado de trigo de faia, é na verdade uma fruta intimamente relacionada ao ruibarbo e à erva-vinagreira.
A farinha de trigo sarraceno está disponível em lojas de produtos naturais, lojas especializadas ou online. A farinha pode ser clara ou escura.
A farinha leve de trigo sarraceno, também chamada de farinha extravagante, é feita moendo grãos descascados.
Por outro lado, a farinha escura de trigo sarraceno, também chamada de variedade suprema, é feita de grumos de trigo sarraceno inteiros com as cascas.
Esta farinha tem especificações escuras e é mais rica em fibras do que a variedade clara. Você pode usá-lo para fazer pão, panquecas, crepes, panquecas russas chamadas blinis, macarrão e uma variedade de produtos assados.
Nutrição
De acordo com o banco de dados do USDA Food Central, 1 xícara de farinha de trigo sarraceno inteira tem 402 calorias. Possui 15 gramas de proteína e 12 gramas de fibra alimentar.
É rico em ferro, potássio , fósforo e magnésio. Um estudo de 2016 publicado na revista Current Genomics afirmou que a farinha de trigo sarraceno está sendo cada vez mais usada para fazer alimentos saudáveis devido ao rico conteúdo de compostos fenólicos como rutina e quercetina.
Veja mais: Aprenda a fazer molho de soja (Shoyu) à moda tradicial asiática
Como usar a farinha de trigo sarraceno?
Tradicionalmente, a farinha de trigo sarraceno é usada para fazer macarrão soba no Japão e pequenas panquecas na Rússia chamadas blinis. Na França, a farinha é usada para fazer galettes, um crepe que é coberto com um ovo cozido e presunto.
Se você acabou de começar a usar esta farinha sem glúten, pode começar fazendo pratos relativamente fáceis, como crepes ou panquecas. Se você é padeiro, pode fazer pão de fermento rápido sem glúten com esta farinha.
Como alternativa, no pão de trigo, você pode substituir metade da quantidade de farinha de trigo pela farinha de trigo sarraceno. Se você quiser fazer produtos assados sem glúten ricos em fibras, também pode tentar misturá-los com farinha de arroz integral.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts