Novo composto descoberto pode auxiliar a combater o Glioblastoma

As células cancerosas do glioblastoma, o tumor que pode começar a se espalhar pelo cérebro, são notórias por sua resistência a quimioterapias e radioterapia.

Entenda melhor a quimioterapia - Prof. Dr. Silvio Bromberg
Foto: (reprodução/internet)

Mas um estudo trouxe alguma esperança contra essas células iniciadoras de glioblastoma, ao identificar um novo composto que poderia agir para matar essas células resistentes à quimioterapia.

Composto 10580

Atualmente conhecido como composto 10580, o novo medicamento foi identificado por uma equipe de pesquisadores do grupo de pesquisa colaborativa entre a Universidade de Hokkaido, a FujiFilm Corporation e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada (AIST).

“O composto 10580 é um candidato promissor para o desenvolvimento de drogas contra o glioblastoma e outros cânceres recorrentes.”

“São necessários mais desenvolvimentos tecnológicos de um sistema de entrega de drogas ou 10580 derivados, que podem cruzar a barreira hematoencefálica”, disse Toru Kondo, do Instituto de Medicina Genética da Universidade de Hokkaido, que liderou o estudo.

Veja também: Novo tratamento guiado por ressonância magnética pode erradicar o câncer de próstata

Forte eficácia anticâncer

Dentro desta pesquisa, o composto foi testado em camundongos com tumor. Foi administrado por via oral e demonstrou ter “forte eficácia anticâncer”. Também foi observado que não era tóxico para as células regulares.

Os resultados deste estudo podem auxiliar na produção de medicamentos capazes de erradicar tumores refratários com baixa toxicidade.

O artigo foi publicado na revista Neuro-Oncology.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts