Estudo de Harvard revela que múltiplas concussões em atletas podem dar origem a disfunção erétil

Múltiplas concussões, como acontece com atletas, podem dar origem a várias condições.

Disfunção erétil afeta metade dos homens após os 40 anos; veja causas -  08/01/2019 - UOL VivaBem
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com um estudo, ex-jogadores de futebol com sintomas de concussão podem apresentar disfunção erétil e baixos níveis de testosterona.

O estudo de análise de dados, que fazia parte do Estudo de Saúde dos Jogadores de Futebol em Harvard, foi publicado na JAMA Neurology.

O objetivo foi identificar a associação entre o histórico de concussão em jogadores de futebol e níveis mais baixos de testosterona e indicadores de disfunção erétil relatados pelos participantes.

Um alívio, de certa forma

“Os ex-jogadores com disfunção erétil podem ficar aliviados em saber que concussões sofridas durante suas carreiras na NFL podem estar contribuindo para uma condição que é comum e tratável“, disse a autora principal do estudo, Rachel Grashow, pesquisadora da Escola de Saúde Pública Harvard TH Chan.

Outro artigo de Harvard, que também faz parte do estudo maior, relaciona essas concussões com deficiências cognitivas, incluindo depressão, ansiedade, confusão e déficit de memória.

Leia esse artigo a seguir: Você joga futebol? Veja como lesões sofridas na cabeça podem causar prejuízos cognitivos aos jogadores

É necessário discutir o tema com profissionais

Os resultados confirmam uma associação entre disfunção erétil, níveis mais baixos de testosterona e lesões na cabeça sofridas por jogadores de futebol.

Ele sugere que desportistas com história de traumatismo craniano podem se beneficiar discutindo a deficiência de testosterona e disfunção erétil com seus provedores de saúde, já que essas condições são tratáveis ​​com intervenção.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts