Passar muito tempo no celular afeta mesmo o desenvolvimento do cérebro das crianças?

O tempo de exibição entre crianças pequenas está aumentando, mas seu efeito no desenvolvimento do cérebro é pouco conhecido.

Celulares podem prejudicar o desenvolvimento de crianças, diz estudo | SIMI  - Sistema Mineiro de Inovação
Foto: (reprodução/internet)

Um estudo de cientistas holandeses revela o efeito preocupante do tempo excessivo de tela no desenvolvimento do cérebro em crianças.

Detalhes sobre a pesquisa

Publicado na JAMA Pediatrics, o estudo mostrou que a exposição excessiva à mídia baseada na tela diminuiu a integridade microestrutural dos tratos de substância branca do cérebro que suportam a linguagem e habilidades de alfabetização emergentes em crianças do pré-jardim.

Os resultados são baseados em um estudo transversal de crianças saudáveis ​​em idade pré-escolar com idade entre 3 e 5 anos.

Culminando em 2018, o estudo durou um ano. Ao todo, 47 participantes saudáveis ​​foram escolhidos em hospitais infantis americanos e clínicas de cuidados primários comunitários.

Veja também: A tecnologia prejudica as habilidades sociais entre crianças?

Os efeitos nocivos da tecnologia em crianças

A exposição à mídia baseada na tela foi calculada de acordo com as diretrizes da American Academy of Pediatrics, a saber, acesso, frequência de uso, visualização conjunta e conteúdo visualizado.

Para avaliar o efeito sobre o desenvolvimento do cérebro, as crianças fizeram testes cognitivos.

Descobriu-se que o maior tempo de tela afeta adversamente áreas do cérebro associadas às funções executivas, linguagem e habilidades emergentes de alfabetização.

Isso indica que mais pesquisas são necessárias sobre a associação entre tempo de tela e desenvolvimento do cérebro durante a primeira infância.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts