Eis os diversos motivos pelos quais você deveria incluir peixe na alimentação do seu filho

Comer peixe pelo menos uma vez por semana faz crianças dormirem melhor, diz  estudo - Revista Crescer | Alimentação
Foto: (reprodução/internet)

Crianças que consomem peixe pelo menos uma vez por semana têm um sono melhor e um QI cerca de 4 pontos maior do que aquelas que o consomem com menos frequência ou não o consomem, diz um estudo publicado na Scientific Reports.

Embora os pesquisadores concordem que esta não é a primeira vez que os ácidos graxos ômega-3 são conectados ao sono e à inteligência.

Esta é a primeira vez que os dois são ligados. “Essa área de pesquisa não é bem desenvolvida. Está emergindo ”, disse Jianghong Liu, principal autor do artigo em um comunicado.

O estudo envolveu cerca de 540 crianças chinesas com idade entre 9 e 11 anos. Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conduziram o estudo pedindo às crianças e seus pais que respondessem a 4 conjuntos de questionários.

Quanto às perguntas do questionário

  1. Para compreender o consumo de peixe, as crianças deviam responder à frequência com que consumiram peixe no mês anterior, variando as opções de ‘nunca’ a pelo menos uma vez por semana ‘.
  2. Para entender suas habilidades verbais e não-verbais, as crianças foram submetidas à versão chinesa de um teste de QI.
  3. Para entender o padrão de sono das crianças, seus pais foram solicitados a preencher um questionário que determinava a duração do sono dos filhos, a frequência das caminhadas noturnas e até a lentidão diurna.
  4. Para controlar a demografia, os pais responderam a perguntas sobre escolaridade, estado civil, ocupação e número de filhos em casa.

Analisando os resultados

Analisando o acima exposto, a equipe descobriu que as crianças que consumiam peixe semanalmente tinham uma pontuação de QI 4,8 pontos maior do que aquelas que raramente consumiam ou absolutamente não consumiam.

Enquanto aqueles que consumiram peixe em média foram 3,3 pontos mais altos na pontuação de QI.

Além disso, também foi descoberto que o aumento do consumo de peixe também levou a menos perturbações no sono, em última análise, levando a uma melhor qualidade do sono.

Mais sobre o tema: Entenda como o aquecimento global ameaça a construção do cérebro humano

Como fazer com que as crianças gostem de peixe?

“Apresentar o sabor cedo o torna mais palatável”, disse Jennifer Pinto-Martin, diretora executiva do Penn’s Center for Public Health Initiatives.

“Realmente tem que ser um esforço concentrado, especialmente em uma cultura onde o peixe não é servido ou cheirado tão comumente.”

“As crianças são sensíveis ao cheiro. Se eles não estão acostumados com isso, eles podem fugir disso.”

Peixes finamente picados sem espinhas podem ser servidos para crianças a partir dos 10 meses de idade. No entanto, o consumo regular de peixe deve ser iniciado por volta dos 2 anos de idade.

“Fazer isso poderia ser muito mais fácil do que cutucar as crianças sobre ir para a cama”, disse Adrian Raine, co-autor do estudo e pesquisador da Penn.

“Se o peixe melhorar o sono, ótimo. Se também melhorar o desempenho cognitivo – como vimos aqui – ainda melhor. É um golpe duplo.”

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts