É comum sentir-se enfraquecido após a insuficiência cardíaca, mas se o seu objetivo é melhorar, você deve pensar em praticar alguma atividade física.
Um estudo em animais descobriu que a rigidez arterial resultante da insuficiência cardíaca pode ser controlada com uma dose saudável de exercícios.
A recomendação tradicional para pacientes com insuficiência cardíaca seria repouso no leito com atividade física mínima.
Animais do estudo: suínos
A pesquisa estudou quatro grupos de suínos em miniatura de Yucatan para chegar à conclusão de que os regimes de treinamento de exercício contínuo e intervalado crônico evitam a rigidez da artéria coronária relacionada à insuficiência cardíaca.
Os suínos são conhecidos por terem vasos sanguíneos e músculos cardíacos que são estrutural e funcionalmente semelhantes aos humanos.
Mais sobre o tema: Se praticados por inaptos, exercícios de alta intensidade podem causar parada cardíaca, entenda
Alguma atividade física é melhor que nada
“Pessoas com insuficiência cardíaca não podem fazer tudo o que um indivíduo saudável pode, então a questão é saber quanto exercício eles podem fazer e que tipo de impacto isso terá em sua saúde”, disse Craig Emter, um dos autores deste estudo.
“Descobrimos que, independentemente do nível de intensidade, algum tipo de atividade física era bom para a saúde do coração em comparação com nenhum exercício.”
Os resultados devem ter um efeito na medicina humana, fornecendo uma opção terapêutica para pacientes com insuficiência cardíaca.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts