Ficar sentado por muito tempo está ligado ao afinamento da região do cérebro importante para a memória, diz um estudo publicado na revista PLOS One.
A vida sedentária não afeta apenas o metabolismo do corpo e a função cardiovascular, mas também a função cognitiva!
Pesquisadores da Universidade da Califórnia – Los Angeles envolveram 35 pessoas com idades entre 45 e 75 para o estudo.
Eles perguntaram sobre o número de horas que passaram sentados na semana anterior e seus níveis de atividade física e realizaram uma ressonância magnética em cada um deles.
O lobo temporal medial
A varredura forneceu uma visão detalhada do lobo temporal medial de seu cérebro. O lobo temporal medial, ou LMT, é a parte do cérebro crítica para o armazenamento de memórias de longo prazo.
A degradação de LMT pode causar demência e doenças relacionadas, como Parkinson e Alzheimer.
O estudo descobriu que ficar sentado por muito tempo das 9 às 6 horas e, em seguida, fazer uma atividade física pontual não desfaz o impacto.
As varreduras de ressonância magnética mostraram que isso ainda leva ao afinamento do LMT que, mais tarde na vida, pode ser a principal causa de perda cognitiva.
Em média, os participantes passaram de 3 a 7 horas sentados por dia. A espessura do cérebro diminuía a cada hora de sentar, a cada dia.
Mais artigos parecidos: Cuidado com o sedentarismo! Ele pode encurtar sua vida em até duas vezes, revela pesquisa
As pausas são necessárias
De acordo com os pesquisadores: “Este estudo não prova que ficar sentado demais causa estruturas cerebrais mais delgadas, mas, em vez disso, que mais horas sentadas estão associadas a regiões mais delgadas.”
“Além disso, o estudo se concentrou nas horas passadas sentadas, mas não considerou se os participantes faziam pausas durante esse tempo”.
Enquanto a era da agitação exige que os indivíduos façam muitas atividades, infelizmente, é apenas mental e não física.
Portanto, é de extrema importância para cada indivíduo garantir que faça pequenos intervalos entre cada hora.
Pode-se tentar incorporar diferentes técnicas ao trabalhar longas horas. Uma dessas técnicas é a técnica Pomodoro de gerenciamento de tempo, que exige que o usuário faça uma pausa em intervalos de 25 minutos com intervalos curtos entre eles.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts