Um estudo publicado por um grupo de cientistas chineses na revista PLOS One encontrou uma associação positiva entre ruído ocupacional e altos níveis de hipertensão.
A equipe estava estudando a associação entre perda auditiva bilateral de alta frequência e pressão arterial.
O estudo foi baseado na pesquisa de doenças ocupacionais de Chengdu, um estudo importante sobre a saúde dos trabalhadores ocupacionais em Chengdu, China.
Leia também: Veja como obesidade, hipertensão arterial e diabetes estão associadas ao envelhecimento de artérias na adolescência
Para este estudo, a equipe escolheu 21.403 trabalhadores que estavam expostos a alto ruído ocupacional. A pesquisa estuda o efeito de vários fatores, como pó de carvão, amianto, benzeno, pó de sílica, ruído, chumbo e Brucella.
Trabalhadores com muitos anos de exposição ocupacional ao ruído e perda auditiva apresentaram um aumento significativo na pressão arterial sistólica e diastólica.
A associação foi mais forte em homens com o aumento da exposição aumentando o risco de hipertensão. Além disso, o risco de hipertensão aumenta com o nível de perda auditiva.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts