A aeróbica de alta intensidade pode ajudar as pessoas com Parkinson, especialmente na melhoria das habilidades motoras e do equilíbrio.

No entanto, a adesão a um cronograma de exercícios é um desafio para a maioria dos pacientes.
Uma pesquisa mostra agora que ‘exergaming’, exercícios em formato de jogo/game feitos em casa, podem surgir como uma opção viável.
Publicada no The Lancet Neurology, a pesquisa também mostra o efeito positivo da atividade física intensa na melhoria das habilidades motoras.
Condução do estudo
Essas descobertas de cientistas holandeses foram baseadas em um ensaio clínico controlado randomizado, duplo-cego, realizado na Holanda.
Dos 130 participantes, o grupo controle (n 65) recebeu exercícios de alongamento, enquanto o grupo de intervenção aeróbia (n 65) usou bicicletas ergométricas em casa.
As sessões de treinamento foram designadas para 30-45 minutos em casa, três vezes por semana, durante 6 meses. A experiência exergaming veio de software de realidade virtual e vídeos da vida real.
Leia mais sobre a doença: Novo estudo revela que antibióticos podem predispor você ao mal de Parkinson, entenda
Melhora dos sintomas motores
A equipe descobriu que a adesão ao exercício melhorou para pacientes com gravidade leve da doença. Também melhorou os sinais de motor nos “perídos Off”.
No entanto, estudos futuros são necessários para estabelecer a eficácia a longo prazo e possível modificação da doença, acrescentaram os pesquisadores.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts