Nem perto disso. Na verdade, os dispositivos intrauterinos podem ter outro benefício surpreendente para a saúde das mulheres que optaram por eles.

Um estudo de revisão que teve como objetivo lançar luz sobre a relação entre dispositivos intra-uterinos e câncer de ovário descobriu que os DIUs podem estar ajudando a reduzir o risco de câncer de ovário.
O estudo traz outro benefício positivo não anticoncepcional que pode ser associado ao uso de DIU como opção anticoncepcional.
Estudos anteriores descobriram que o uso desses dispositivos contraceptivos pode estar associado à diminuição da frequência de câncer cervical invasivo em mulheres [1], bem como a um risco reduzido de câncer endometrial.
Detalhes sobre a pesquisa
Publicado na revista Obstetrics & Gynecology online, o artigo intitulado ‘Uso de dispositivo intrauterino e risco de câncer de ovário’ é uma revisão sistemática e meta-análise de dados.
A literatura foi reduzida a estudos de caso-controle e coorte que coletaram dados de nível individual sobre o uso de DIU e diagnóstico de câncer de ovário.
Mais sobre saúde reprodutiva: É verdade que as pílulas anticoncepcionais aumentam o risco de câncer de mama?
Os fatores que afetam a associação entre ambos ainda não está clara
O estudo foi conduzido por uma equipe de médicos de câncer e planejamento familiar da Universidade do Colorado.
Embora os fatores que afetam essa associação positiva entre câncer de ovário e uso de DIU não estejam claramente definidos, os autores acreditam que os hormônios ou o ambiente imunológico podem ser os responsáveis.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts