Início Saúde

Você poderia ficar longe da depressão com uma simples mudança na dieta!

Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) - AddPharma Health Journal
Foto: (reprodução/internet)

Modificações dietéticas enfatizando o consumo de mais frutas, vegetais e grãos inteiros podem ser úteis na prevenção do início tardio da depressão, de acordo com um estudo.

Pesquisadores do Rush University Medical Center descobriram que a dieta Dietary Approaches to Stop Hypertension (Abordagens dietéticas para parar a hipertensão) DASH – também está ligada à redução do risco de depressão.

A dieta DASH limita os alimentos que são ricos em gorduras saturadas e açúcares e enfatiza o consumo de vegetais, frutas, grãos inteiros, nozes, feijão e sementes. Ela foi originalmente desenvolvida para reduzir a pressão arterial sem medicação.

Mudança de estilo de vida

“A depressão é comum em adultos mais velhos e mais frequente em pessoas com problemas de memória, fatores de risco vascular, como pressão alta ou colesterol alto, ou pessoas que tiveram um derrame.”

“Fazer uma mudança no estilo de vida, como mudar sua dieta, geralmente é preferível a tomar medicamentos, por isso queríamos ver se a dieta poderia ser uma maneira eficaz de reduzir o risco de depressão”, disse a autora do estudo Laurel Cherian, médica do Rush University Medical Center.

Como a pesquisa doi conduzida

Este foi um estudo de longo prazo em que os cientistas analisaram dados por mais de seis anos e meio. Mais de 950 participantes com idade média de 81 anos estiveram envolvidos nele.

Os participantes foram monitorados quanto aos sintomas de depressão e dieta alimentar por meio de questionários.

Eles foram divididos em vários grupos de dieta, dependendo de como seu plano de dieta se assemelhava. a dieta DASH, dieta mediterrânea e dieta ocidental.

Mais sobre dietas importantes: Conheça a dieta 3M: a chave para controlar a Diabetes através da alimentação

O que os resultados mostraram

Os resultados mostraram que aqueles que seguiram de perto a dieta DASH eram menos propensos a desenvolver depressão.

Efeitos semelhantes foram observados em pessoas que consumiram a dieta mediterrânea, que enfatiza o alto consumo de vegetais.

Pelo contrário, aqueles que seguiram a dieta ocidental, que é rica em gorduras saturadas e carne vermelha, tinham maior probabilidade de desenvolver depressão.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

Sair da versão mobile