Géis de carboidratos são usados como um impulsionador do desempenho por atletas. Mas os cientistas podem ter encontrado uma alternativa mais acessível para isso.
Uma equipe de pesquisadores descobriu que, com o objetivo de aumentar o desempenho entre os ciclistas, o purê de batata funciona tão bem quanto os géis de carboidrato (CHO) comerciais.
Esse suprimento de carboidratos é usado para manter os níveis de açúcar no sangue durante atividades atléticas e, assim, aumentar o desempenho.
Compensando a fadiga do sabor
Isso não apenas oferece uma alternativa mais próxima, barata e acessível, mas também traz uma que é mais preferível ao paladar e pode ser considerada um alimento completo.
Segundo o líder do estudo, Nicholas Burd, “A pesquisa mostrou que a ingestão de géis de carboidratos concentrados durante o exercício prolongado promove a disponibilidade de carboidratos durante o exercício e melhora o desempenho do exercício”.
“O objetivo do nosso estudo foi expandir e diversificar as opções de corrida para atletas e compensar a fadiga do sabor.”
Mais sobre atividades físicas: Mulheres são naturalmente mais saudáveis que os homens, afirma estudo
Detalhes da pesquisa
A pesquisa recrutou 12 participantes que eram ciclistas treinados e ativos. Eles foram divididos em grupos, um dos quais consumia apenas água, um consumia géis de carboidratos disponíveis comercialmente e o último utilizava purê de batata igualmente rico em carboidratos.
Enquanto o desempenho do gel e do grupo purê foi semelhante, o último relatou mais inchaço gastrointestinal, dor e flatulência do que os outros grupos. Isso pode ser devido ao volume de batatas consumidas.
O artigo foi publicado no Journal of Applied Physiology.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts