Estudo revela que camas de cobre para UTI podem reduzir infecções hospitalares

Apesar de seguir padrões rígidos de higiene, o risco de infecção microbiana em instalações de atendimento ao paciente geralmente excede os níveis de risco.

El Cobre Antimicrobiano es recomendado para la seguridad de los pacientes –  Enterese.net
Foto: (reprodução/internet)

Consequentemente, o foco na pesquisa em saúde mudou para o projeto de equipamentos e móveis fáceis de limpar, especialmente intervenções de desinfecção sem toque.

Agora, um estudo publicado na revista Applied and Environmental Microbiology, mostra que as camas de cobre podem ser a solução perfeita para a auto-desinfecção ideal em leitos de pacientes.

Detalhes da pesquisa

O teste foi realizado na UTI do Highpoint Health Hospital em Lawrenceburg, Indiana, durante 23 meses.

O cenário foi escolhido deliberadamente por sua alta exposição a bactérias por meio do toque de pacientes e profissionais de saúde. O plástico é o material padrão em leitos de UTI.

No entanto, 90% das amostras de teste mostraram níveis bacterianos inseguros. Cinco leitos, escolhidos para o estudo, foram encapsulados com materiais antimicrobianos de cobre registrados pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (US-EPA).

Por falar em bactérias: Fique alerta: bactérias mortais podem estar em sua maquiagem

Uma alternativa viável para superfícies de alto toque

Os leitos experimentais de cobre foram monitorados regularmente para avaliar a atividade antimicrobiana do cobre na presença microbiana.

No final do estudo, as camas de cobre mostraram significativamente menos presença de micróbios do que as superfícies das camas de controle de plástico.

Além disso, com a limpeza de rotina e regular, a liga de cobre permaneceu sem manchas e não exigiu manutenção adicional.

Isso indicou a eficácia de longo alcance do cobre como uma alternativa viável para superfícies de alto toque.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts