Uma dinâmica familiar saudável é sempre desejável. Mas um vínculo saudável e amoroso com as mães pode trazer alguns benefícios previsíveis mais tarde na vida.
Uma pesquisa diz que um vínculo amoroso e seguro entre mãe e filho pode ajudar este último a evitar relacionamentos abusivos mais tarde na vida.
O estudo observa que a exposição ao conflito conjugal é um fator de risco para a violência no namoro entre adolescentes.
Um relacionamento que protege
Além disso, sugere que o relacionamento de um adolescente com sua mãe serviu de proteção. Promoveu o sentimento de autoestima de uma criança, fazendo com que ela se considerasse digna.
“As crianças formam modelos internos de trabalho sobre si mesmas e outras pessoas com base na qualidade de seu relacionamento com seus pais”, disse Jennifer Livingston, Ph.D., pesquisadora principal e professora associada da Escola de Enfermagem da UB.
Leia também: Mulheres que sofreram abuso doméstico têm mais risco de mortalidade por diversas causas, entenda
Modelos parentais e suas influências
“Se o cuidador principal é abusivo ou inconsistente, as crianças aprendem a se ver como não amáveis e os outros como hostis e indignos de confiança.”
“Mas os comportamentos parentais positivos caracterizados pela aceitação e cordialidade ajudam as crianças a formar modelos internos de trabalho positivos de si mesmas como amáveis e dignas de respeito.”
Os resultados deste estudo podem ajudar no desenvolvimento de intervenções para ajudar os adolescentes e prevenir experiências de abuso físico, emocional ou sexual.
Os sujeitos fazem parte de um estudo em andamento sobre o desenvolvimento de filhos de pais alcoólatras.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts