Muitas pessoas estão recorrendo a remédios à base de ervas milenares para reduzir o uso de medicamentos e produtos químicos na pele e no cabelo. Acontece que usar óleo de lavanda para o cabelo é a nova tendência agora.
Foi comprovado cientificamente que o óleo de lavanda melhora a saúde do cabelo e reduz a queda de cabelo.
Também é conhecido por condicionar o cabelo e aumentar sua força. Vejamos os principais benefícios do óleo essencial de lavanda para o cabelo.
Crescimento capilar
Um estudo animal de 2016 publicado na Toxicological Research revelou que a aplicação de óleo de lavanda ajudou a melhorar o crescimento e a espessura do cabelo.
No entanto, estudos em humanos são necessários para explorar os benefícios da aplicação do óleo no cabelo.
Reduz a perda de cabelo
Um estudo conduzido em 1998 descobriu que uma mistura de óleos de ervas, incluindo óleo de lavanda, massageada no couro cabeludo diariamente por sete meses foi capaz de reduzir a queda de cabelo.
Os outros óleos de ervas incluídos no tratamento de massagem foram tomilho, alecrim e cedro e os óleos veiculares foram óleo de jojoba e óleo de semente de uva.
Isso foi sugerido como um tratamento alternativo para a alopecia areata, uma doença auto – imune que causa queda de cabelo, geralmente em manchas.
Pelos corporais
A remoção do cabelo pode parecer contraditória ao efeito do óleo de lavanda no crescimento do cabelo.
No entanto, quando o óleo de lavanda é misturado ao óleo da árvore do chá, ele tem propriedades antiandrogênicas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Endocrinal Investigation.
Os participantes do estudo randomizado eram mulheres jovens que sofriam de hirsutismo idiopático e receberam tratamento com óleo de lavanda e melaleuca para remoção de pelos.
Um spray com a mistura de óleo foi aplicado duas vezes ao dia durante três meses nas áreas afetadas pelo hirsutismo. No final do estudo, o óleo de lavanda e tea tree provou ser eficaz na redução de pelos indesejáveis nas mulheres.
Não perca: Como utilizar óleo essencial de lavanda nos cabelos?
Ajuda a prevenir piolhos
Um estudo de 2011 mostrou que uma mistura de lavanda e óleo da árvore do chá pode prevenir eficazmente os piolhos do cabelo e matá-los também.
No entanto, mais estudos são necessários para explorar os benefícios terapêuticos da mistura de óleo nos piolhos.
Palavra de cautela
Algumas pessoas podem sofrer de erupções cutâneas ou urticária, pois podem ser alérgicas à lavanda. Embora seja seguro usar óleo essencial de lavanda topicamente, ele não é recomendado para ingestão.
É sempre aconselhável consultar o seu médico ou um fitoterapeuta certificado antes de usar óleos essenciais na pele ou no cabelo.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts