Atividades manuais intensas no trabalho podem prejudicar sua saúde cardiovascular

Numa época em que o diabetes, as doenças cardiovasculares e várias dessas condições metabólicas estão em alta, uma boa dose de atividade física é recomendada para todos.

Conheça os 5 documentos essenciais para o transporte de cargas
Foto: (reprodução/internet)

Mas todos os tipos de atividades físicas contribuem para a sua saúde? Um estudo descobriu que atividades manuais intensas no trabalho podem prejudicar a saúde cardiovascular.

A pesquisa reconhece a atividade física como um conceito amplo e teve como objetivo entender a diferença entre todos os tipos de atividades físicas e seu impacto.

Detalhes sobre o estudo

Foi conduzido conjuntamente por pesquisadores do Inserm, de Paris e do Baker Heart and Diabetes Institute, de Melbourne.

Os dados para esta revisão foram coletados do Paris Prospective Study III, que envolveu mais de 10.000 participantes com idades entre 50 e 75 anos.

A saúde cardiovascular desses participantes foi avaliada usando rastreamento de eco ou ultrassom da artéria carótida.

O estudo concluiu que a atividade física esportiva de alta intensidade está associada a um melhor barorreflexo neural.

Por outro lado, a atividade física de rotina no trabalho, como carga de levantamento, foi associada a um barorreflexo neural anormal e rigidez arterial.

Mais sobre saúde no trabalho: A ciência comprova: ir de bicicleta para o trabalho aumenta seu tempo de vida

A atividade física extenuante tem impacto negativo

“Nossa ideia era verificar se todos os tipos de atividade física são benéficos ou se, em algumas circunstâncias, a atividade física pode ser prejudicial.”

“Queríamos, em particular, explorar as consequências da atividade física no trabalho, especialmente a atividade física extenuante, como carregar rotineiramente cargas pesadas, que poderia ter um impacto negativo”, explica Jean-Philippe Empana, que conduziu este estudo.

Os pesquisadores pretendem replicar os resultados em outras populações e explorar ainda mais as interações entre atividade física e saúde. O artigo foi publicado na revista Hypertension.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts